Nova Zelândia conquista topo de ranking de lugares para conhecer em 2022
Auckland, na Nova Zelândia, é "A" cidade que você precisa conhecer em 2022, ao menos, segundo a seleção elaborada pelos experts em viagem do guia Lonely Planet.
A publicação acaba de divulgar seus rankings anuais de viagem em três categorias — cidades, países e regiões — e a metrópole neozelandesa, justamente na terra que mais prosperou no controle da covid-19, encabeçou o primeiro.
Já entre os países, as Ilhas Cook, vizinhas da Nova Zelândia no Pacífico, levaram a melhor. Enquanto isso, os Fiordes Ocidentais, na Islândia, são a região mais interessante do globo para explorar no próximo ano. Confira as listas na íntegra:
As cidades
1º. Auckland, Nova Zelândia
Auckland foi reconhecida por "sua cena cultural em ascensão", mas o guia destaca a paisagem diversa como atrativo: são 53 vulcões, mais de 50 ilhas, três regiões de vinícolas e inúmeras praias dentro de seu território.
A degustação de vinho no golfo de Hauraki e uma exploração da cultura maori no Auckland Museum são recomendadas.
2º. Taipé, Taiwan
Já Taipé, a capital de Taiwan, foi muito elogiada pela sua "abordagem inclusiva da sociedade" e pela "proteção da natureza e das experiências culturais".
3º. Friburgo, Alemanha
A cidade foi designada uma "pioneira no movimento de preservação ambiental" na Alemanha. Ideal para quem gosta de atividades ao ar livre.
4º. Atlanta, EUA
Atlanta "é uma joia cultural no coração do Sul americano". Além das ruas movimentadas, o Lonely Planet descreve uma vibrante cena artística e iniciativas "de ponta" de sustentabilidade.
No entanto, é a rica cozinha tradicional da região e o Georgia Aquarium, o maior dos EUA, que levam as principais indicações do guia.
Estão ainda entre o 5º e o 10º lugar:
5º. Lagos, Nigéria
6º. Nicósia, Chipre
7º. Dublin, Irlanda
8º. Mérida, México
9º. Florença, Itália
10º. Gyeongju, Coreia do Sul
Os países
1º. Ilhas Cook
As Ilhas Cook levaram a melhor sobre países europeus graças a suas "estratégias inovadoras para levar adiante iniciativas de meio ambiente" no Pacífico Sul. Naturalmente paradisíacas, elas oferecem atividades radicais para quem gosta de aventura, além de "cultura e prazeres culinários".
Entre os passeios de destaque estão mergulho e remo na Lagoa Muri e compras no mercado popular Punanga Nui nas manhãs de sábado.
2º. Noruega
O país nórdico se destacou pela liderança em "tecnologia verde e iniciativas que promovem a cultura dentro das comunidades", das cidades às florestas.
Viajantes devem aproveitar para viajar de trem pelo planalto montanhoso Hardangervidda, na rota Bergensbanen, e passear de trenó puxado por cães em Tromso, no Círculo Ártico.
3º. Maurício
A vista do Le Morne Brabant e as praias de águas cristalinas valem a viagem a Maurício, segundo o guia.
4º. Belize
Belize é outro destino que se destacou pelas belas praias, como as da ilha de Tobacco Caye.
Estão ainda entre o 5º e o 10º lugar:
5º. Eslovênia
6º. Anguila
7º. Omã
8º. Nepal
9º. Malaui
10º. Egito
As regiões
1º. Fiordes Ocidentais, Islândia
Para os jurados da Lonely Planet, a região mereceu o primeiro lugar por ser uma das "mais remotas e intocadas" no mundo, mas que tem se tornado cada vez mais popular com fãs de trilhas e de esportes ao ar livre.
2º. Virgínia Ocidental, EUA
Em segundo lugar está a Virgínia Ocidental, um "antigo eixo da cultura americana". Ela é indicada porque não é muito movimentada e carrega "indiscutível herança" do passado histórico dos EUA, do período colonial.
As cidades ainda oferecem um ritmo mais tranquilo, ideal para quem está de férias, mas com emoção suficiente para quem quiser explorar as áreas naturais para esportes radicais.
3º. Xishuangbanna, China
Xishuangbanna oferece uma expressiva "infraestrutura de turismo" após a finalização da linha de trens de alta velocidade que liga a China ao Laos. A região ainda é repleta de história e tem um passado importante na história do turismo e do comércio no sul da Ásia.
4º. Costa de Kent, Reino Unido
A região costeira é comprometida com iniciativas de turismo sustentável, apontou o guia, que incluem a manutenção de cidades históricas, como Dover e Folkstone. Além disso, as belezas naturais dos penhascos e campos idílicos na região, que ainda abrigam vinícolas em Downs, são ideais para quem quer relaxar nas férias.
Estão ainda entre o 5º e o 10º lugar:
5º. Porto Rico
6º. Shikoku, Japão
7º. Deserto do Atacama, Chile
8º. Grande Cordilheira Divisória, Austrália
9º. Ilha de Vancouver, Canadá
10º. Borgonha, França
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.