20 anos depois, ela transformou o apê da infância em um lar contemporâneo
Quando Isabelle Colla era criança e corria pelo apartamento da família, não imaginava que, 20 anos depois, o apê em Florianópolis se tornaria novamente o seu lar. Dessa vez, na companhia do marido Alexandre e da cachorrinha Stella.
Recém-casados, Isabelle e Alexandre pensaram muito antes de começarem a vida a dois no apartamento de 415 m². Afinal, ele parecia muito grande para a pequena família. Mas logo o casal imaginou os futuros filhos brincando na sala e uma vida inteira naquele apê. Decidiram se mudar.
Deixa o sol brilhar
A prioridade da reforma estrutural era deixar o sol entrar. "O apartamento era escuro e tinha muitos detalhes. Tiramos tudo e usamos luz natural", conta a administradora Isabelle.
Ela fez questão de acompanhar toda a reforma. Não só porque o apê é seu, mas também porque entende e gosta de design e decoração. Aos 27 anos, Isabelle é supervisora de estilo em uma rede de supermercados. "As pessoas acham que deve ser fácil eu decorar a minha casa. Mas não é. Como recebo muitas informações de tendências, quero colocar tudo o que gosto."
Por isso, o casal se mudou com pouquíssimos móveis e objetos. "Eu não queria entrar em um apartamento parecendo um showroom. Acredito que a gente deve 'sentir' a casa para ver o que funciona", recomenda Isabelle.
Harmonia e coerência
Para transformar o apartamento em lar, Isabelle e Alexandre contaram com ajuda do designer de interiores Guilherme Garcia. "Transformar a sala foi um desafio. Ter muito espaço é bom, mas o ambiente pode ficar poluído com móveis soltos", explica Guilherme.
Enquanto Isabelle e Alexandre traziam as suas ideias para decorar o apartamento, Guilherme norteava os desejos do casal para o ambiente ter harmonia e coerência. "Trabalhamos juntos a curadoria de peças e acabamentos. Trouxemos elementos dinâmicos e fluidos, pois os clientes são jovens", explica o designer.
É um projeto atemporal. É difícil montar esse mix de peças, mas quando bem feito cria um bom resultado, super claro e objetivo."
Isabelle não corre mais pela casa como na infância. Mas, vez ou outra, pratica yoga e muay thai na sala do apartamento. "A nossa casa é um lugar que a gente se sente seguro e sabe que nada de ruim vai acontecer. Não é somente um apartamento. É onde sentimos paz."
Dicas da Isabelle para reformar o apê
- Garimpe. "Amo garimpar e achar itens maravilhosos. Resolvi fazer uma curadoria e encontrei vasos, copos e objetos de decoração em conta. Misturei produtos que tinham um custo benefício legal. Às vezes, o arquiteto quer que o cliente invista em uma peça assinada. Eu prefiro gastar menos em alguns itens e comprar uma mesa boa, por exemplo."
- Conheça a casa. "Antes de tudo, é preciso 'sentir' o apartamento. Nós identificamos quais os lugares da casa precisavam de uma mudança maior e fizemos as reformas gradativamente. Assim, conseguimos expressar melhor a nossa personalidade. Com pequenos passos tomamos as decisões com mais certeza."
- Faça você mesmo. "Eu vi algumas velas retorcidas na Internet e aprendi a fazer. É algo diferente e traz um toque de personalidade. Aproveito e pinto também paninhos de prato e calças. É ótimo gastar energia criativa para construir a história da casa. É uma terapia."
@s que me inspiram
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.