Anvisa anuncia protocolos contra covid-19 para retomada dos cruzeiros
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou nesta sexta (29) os protocolos sanitários que deverão ser seguidos por passageiros e empresas de viagem para a retomada dos cruzeiros no Brasil a partir de novembro.
Ao divulgar as medidas, a agência salientou que a "pandemia não acabou" e que viajantes devem monitorar a situação de disseminação da covid-19, além de levar em consideração seu próprio histórico de saúde antes de optar por cruzeiros, onde há frequentemente aglomeração de pessoas em espaços fechados ou semi-fechados. Confira as novas regras:
Viajantes devem:
- Apresentar comprovante de vacinação completa contra covid-19, caso o viajante esteja apto a se imunizar segundo o PNI (Programa Nacional de Imunizações). Serão aceitos as comprovantes de vacinas autorizadas no Brasil ou validadas pela OMS;
- Apresentar teste do tipo RT-PCR negativo feito até 72h ou de teste de antígeno feito até 24 hora antes do embarque;
- Manter distanciamento a bordo de 1,5 metro de outros grupos de viajantes;
As empresas devem:
- Realizar testagem diária de 10% dos passageiros a bordo e de 10% da tripulação. Testes positivos não poderão ser descartados por segundo teste (contraprova);
- Fazer triagem dos passageiros por meio de informações de formulário contendo informações sobre as condições de saúde do viajante;
- Limitar a lotação máxima da embarcação a 75% da capacidade de passageiros;
- Testar semanalmente toda a tripulação a bordo;
- Separar cabines para isolamento de casos suspeitos;
- Ter os protocolos de sua embarcação aprovados pela Anvisa;
- Notificar diariamente a situação de saúde a bordo às autoridades responsáveis.
Cada empresa deve ainda apresentar um plano de ventilação e higienização das embarcações (especialmente as áreas fechadas) à Anvisa para análise e aprovação antes do início da temporada.
As medidas deverão incluir a rotina de limpeza do sistema de ar condicionado, substituição de pré-filtros, verificação da integridade dos filtros de alta eficiência, número mínimo de trocas de ar por hora e pressão negativa nas cabines de isolamento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.