Topo

Padocaria

Em busca das melhores padarias de São Paulo


Pingado, média e cafezinho: qual a diferença dessas bebidas de padaria

Café coado da Big Bread: direto da torneirinha - Keiny Andrade/UOL
Café coado da Big Bread: direto da torneirinha Imagem: Keiny Andrade/UOL

De Nossa

29/10/2021 04h00

As padocas têm um vocabulário próprio. "Entrada" e "saída" ditam o momento de colocar requeijão na chapa. "Canoa", por sua vez, significa que é preciso tirar o miolo do pão. E se algum lanche está "viajando" é porque o cliente não vai comer lá no balcão.

Os termos curiosos se estendem às bebidas: vai de pingado, média ou cafezinho? Para homenagear e valorizar essa cultura das padarias de São Paulo, o prêmio Padocaria SP, apresentado por Nossa, vai eleger as melhores de cada região da capital paulista. A votação é aberta ao público e vai até o próximo sábado (30): vote aqui.

Para entender o que vai na xícara ou no copo americano, pedimos a ajuda da jornalista Giuliana Bastos, autora do livro "Dicionário Gastronômico Café", e de Boram Um, sócio da rede de cafeterias paulistana Um Coffee Co., que entende que as padarias são uma porta de entrada para o consumo de café.

Café padoca - Henrique Manreza/Folha - Henrique Manreza/Folha
Pão na chapa com pingado: mais leite que café
Imagem: Henrique Manreza/Folha

"Desde criança criamos o costume de tomar coado, puro ou com leite, junto do pão na chapa. Faz parte do dia a dia do paulistano".

Confira, a seguir, as "traduções":

1. Cafezinho

O tradicional café coado em filtros de 5 a 7 litros. O líquido, geralmente intenso, é armazenado nas cafeteiras elétricas industriais de inox e o funcionário levanta a torneirinha para encher o copo americano.

2. Média

É o mais equilibrado nas porções, conforme o nome sugere. Em algumas padarias, o cliente receberá um copo com metade café coado e metade leite. Nos endereços mais pomposos, os funcionários vão misturar café extraído na máquina de expresso a leite vaporizado, deixando a textura mais cremosa.

3. Pingado

Essa definição é a mais controversa da lista. Giuliana explica que não existe uma versão oficial, mas que o nome sugere que há "pingos" de leite no café ou vice-versa.

Os dois são aceitos porque a maior parte das bebidas não tem um receituário cravado na pedra".

"Principalmente quando são regionais e populares, caso do pingado. Pelo que observo em São Paulo e em outras capitais, o que é mais recorrente é café com pingos de leite".

Café - Jefferson Coppola/Folhapress - Jefferson Coppola/Folhapress
Café coado: na cafeteira elétrica industrial
Imagem: Jefferson Coppola/Folhapress

Como evoluir em casa

Para quem pega pão na padaria e faz o seu próprio café em casa, o influenciador Pedro do Bem, conhecido na internet como Rakun.p, ensina a preparar o pó de cappuccino para se deliciar com a bebida a qualquer hora e o café dalgona, preparo sul-coreano que virou sensação na internet.

Confira as instruções nos vídeos abaixo:

Vote nas melhores padarias de SP

Enquanto dá um gole no cafezinho, aproveite para colocar as suas preferências na mesa com o Padocaria SP. Nesta segunda fase do evento, você ajuda a eleger as melhores padarias de cada região de São Paulo: Zona Norte, Zona Leste, Zona Oeste, Zona Sul e Centro.

Para votar, basta acessar o site do Padocaria SP até sábado (30).