Como Kim Kardashian e Homer Simpson colocaram a Balenciaga no topo da moda
Acima dela, só ela. A Balenciaga conquistou o primeiro lugar entre "as marcas mais quentes" do último trimestre em um relatório feito pela Lyst, varejista especializada no mercado da moda. O pódio é completado pela Gucci e Dior, em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Segundo a plataforma, três pontos foram imprescindíveis para que a casa de moda francesa conquistasse a medalha de ouro: o retorno à alta-costura depois de 53 anos, a participação nos looks para o lançamento de "Donda", o mais recente álbum do rapper Kanye West, e a colaboração para o mundo gamer com Fortnite.
O primeiro deles, provavelmente, um dos mais esperados de 2021. A grife apresentou 63 looks, criados pela mente criativa de Demna Gvasalia, em uma casa histórica em Paris, na França. A plateia, por sinal, composta por ninguém menos do que Bella Hadid, Lewis Hamilton e Kanye West.
As peças apresentavam a identidade pela qual conhecemos a Balenciaga há mais de 100 anos. A alfaiataria descomprometida à silhueta e o volume das roupas ocuparam todo o espaço da passarela em um show misto, pensado tanto para o público masculino como o feminino. Eram trajes que serviriam desde uma festa extravaganza até um retorno confortável às ruas.
Balenciaga é arquitetura. Não é design. Não é decoração. É sobre arquitetura e a vestimenta sendo a primeira camada do corpo. (...) Esta é a minha maneira de fazer roupas. Menos embelezamento e mais construção em torno da forma humana, e dando-lhe postura e atitude de uma forma sofisticada e elegante".
Demna Gvsalia para a "Fashion Business"
Como de praxe entre as coleções de alta-costura na Europa, o último look "noiva" foi um dos mais impressionantes. Um vestido branco, como se duas camadas de tecidos se sobrepusessem no corpo da modelo, enquanto o rosto era coberto por uma malha quase transparente.
Sobre ser um dos mais "impressionantes", não é uma opinião única. Kim Kardashian concorda. Aqui entramos no segundo ponto que fez a Balenciaga dominar o último trimestre: os laços estreitados com Kanye West.
Durante o lançamento de "Donda", a influencer e o ex-marido reproduziram um "segundo casamento", com direito até a uma igreja cinematográfica. O vestido de noiva escolhido por ela? O look 63.
Kanye West, por sua vez, convidou Demna Gvasalia para a direção criativa do show-missa de "Donda". Não exclusivamente, o artista desenvolveu uma coleção com a grife francesa inspirada no álbum em questão. Limitada, a linha apresentou duas camisetas de mangas compridas, um boné de beisebol e uma máscara facial com orifícios para os olhos com zíper.
Uma das camisetas inclusive trazia a grafia "2024", sugerindo uma segunda campanha presidencial do rapper durante o próximo ciclo eleitoral nos Estados Unidos.
Por fim, mas não menos importante, a introdução da Balenciaga no universo digital, a partir da coleção com o Fortnite, foi a cereja do bolo. O game, que é um sucesso mundial, vestiu seus personagens com a parceria intitulada "Conjunto Tendência Balenciaga".
No entanto, não só os avatares on-line foram alvos. Para que a imersão acontecesse de fato, a casa de moda disponibilizou as mesmas roupas em seu e-commerce. Dessa forma, os fãs poderiam se vestir igualmente às suas projeções nas telas dos computadores e celulares.
Essas camisetas, moletons, bolsas e sapatos ainda estão disponíveis para venda. O preço varia entre R$ 2 mil e R$ 13 mil.
A inteligência criativa
Popularidade e engajamento nas redes sociais
Indo direto ao ponto, o sucesso hoje é diretamente ligado ao quanto o nome da sua marca é referenciado no Twitter, Instagram e Facebook. Atenta a esse universo, a Balenciaga focou, sobretudo, em viralizar. E assim fez.
Durante o retorno do Met Gala em 2021, considerado a maior vitrine de moda, as personalidades que vestiram a grife pareciam selecionadas a dedo. Um dos maiores destaques: Rihanna.
Celebridade mais esperada do baile, a artista criadora da Savage x Fenty foi a última a aparecer no evento, coberta por um vestido preto volumoso. Não deu outra, bastou ela pisar no tapete vermelho para que seu nome liderasse os Trend Topics do Twitter. Junto, é claro, do nome da etiqueta francesa.
Quem também "quebrou a internet" nesse mesmo evento foi Kim Kardashian. Sim, mais uma vez ela.
Com todo o rosto e o corpo coberto, a influenciadora virou meme — o que é essencial atualmente — sendo comparada, por exemplo, com os dementadores da saga "Harry Potter".
As pesquisas por produtos da Balenciaga aumentaram 505% após o Met Gala.
Além da aparição no Met, Kardashian vestiu três looks da Balenciaga para apresentar o "Saturday Night Live", um dos programas de maior audiência nos Estados Unidos.
De acordo com a Lyst, a demanda pela marca cresceu 47% em menos de 48 horas. No entanto, foram os estilos de roupa que chamaram a atenção dos compradores com pesquisas por macacões de veludo (+117%), botas de meia (+61%) e a cor rosa (+82%) aumentando durante o mesmo período.
União entre moda e entretenimento
Durante a Semana de Moda de Paris, há aproximadamente um mês, uma estratégia inovadora foi tomada pela grife: os convidados apareceram usando as peças que seriam apresentadas para a coleção, em um red carpet. Como uma comemoração a um dos momentos mais aguardados dos grandes eventos, como em Cannes e no Grammy.
Entre os famosos que exibiram as criações maximalistas da temporada, estavam nomes como o do piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, o do ator Elliot Page e o do rapper Offset.
Apostando também no audiovisual, quem desfilou algumas das peças foram os personagens da série animada (e aclamada) "The Simpsons".
Em vez da tradicional passarela, o show metalinguístico — como foi chamado o desfile pela imprensa internacional — exibiu ainda um curta-metragem de dez minutos que mostrava os personagens da série desfilando roupas da grife em Paris.
Concluindo, a Balenciaga cria uma fórmula perfeita para o sucesso: uma estética única e repleta de personalidade, a parceria com famosos considerados ícones da moda mundial e a imersão em um universo digital, dominado pela Geração Z — que, consequentemente, será sua consumidora nos anos futuros.
Logo atrás, a Gucci deve criar uma disputa acirrada para o trimestre final de 2021. Com Harry Styles voltando aos palcos para os shows e o lançamento de "House of Gucci", com Lady Gaga, todas as cartas estão para jogo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.