Topo

Camponeses fazem "guerra" de estrume de vaca em festival indiano

Os festejos são uma tradição no povoado de Gumatapura e, segundo a crença local, afastaria doenças - AFP
Os festejos são uma tradição no povoado de Gumatapura e, segundo a crença local, afastaria doenças Imagem: AFP

De Nossa

07/11/2021 11h41

Uma enorme multidão participou alegremente no sábado (6) de uma batalha de estrume de vaca em um vilarejo da Índia, durante o tradicional festival "Gorehabba", que acontece dois dias depois do Diwali, a maior festa religiosa do país.

Para este ritual anual, que pode ser considerado um primo distante da "Tomatina" espanhola, os habitantes começam recolhendo a "munição" fornecida pelos donos das vacas de Gumatapura, localizada na fronteira dos estados de Karnataka e Tamil Nadu.

Após a cerimônia de bênção no templo, o esterco é jogado no chão e homens e meninos de todas as idades se espalham para preparar sua munição para a batalha.

Muitos visitantes vêm a Gumatapura anualmente para participar desse ritual, na esperança de prevenir doenças, pois muitos hindus acreditam que o excremento da vaca, um animal sagrado para eles e cuja carne não consomem, tem propriedades curativas.

A tradição

De acordo com a tradição, homens, mulheres e crianças devem começar desde a madrugada a recolher estrume de vaca de todo o povoado e depositá-lo em um lugar designado para isso.

Ao final do dia, após as celebrações religiosas, todas correm para as montanhas do material, enquanto outras centenas de pessoas observam o espetáculo.

Embora os membros desta aldeia não saibam ao certo a origem do festival, eles asseguram que a tradição começou várias gerações atrás, depois da morte de um pastor da região que ganhava a vida remexendo o lixo dos ricos.

Com informações de AFP e EFE.