Posso substituir fermento por bicarbonato em receitas? Saiba as diferenças
Não fosse a embalagem, seria fácil confundir fermento químico e bicarbonato de sódio. São branquinhos, finos e usados na culinária para o mesmo fim: fazer receitas, como bolos, crescerem.
De acordo com Vitor Hugo, farmacêutico-bioquímico e gastrônomo à frente do portal Prato Feito, eles possuem características diferentes, mas ambos são considerados um sal, termo genérico para descrever o que é formado por íons (cátions e ânions).
"O bicarbonato de sódio é literalmente o que o nome diz: bicarbonato de sódio praticamente puro, o NaHCO3. Já o fermento químico é uma mistura de duas ou mais sustâncias".
Geralmente, o fermento tem bicarbonato de sódio".
Reação que faz crescer
Segundo Vitor, o bicarbonato proporciona um crescimento químico, mas não cria uma fermentação. Por isso, só consegue reagir — e funcionar — em soluções ácidas. Exemplos são os bolos que levam iogurte, café, mel, vinagre, buttermilk ou cacau.
"Acontece a clássica reação química de neutralização quando uma base e um ácido são misturados: água e sal neutro. No caso do bicarbonato de sódio, tem ainda a produção de gás carbônico".
O fermento, por sua vez, não depende dessa variável porque também possui um sal ácido na composição.
Pode substituir um pelo outro?
É possível usar fermento no lugar do bicarbonato, mas não o contrário.
"O bicarbonato precisa de condições ideais para funcionar e, se a receita pede por fermento, existem grandes chances das condições não serem as melhores para o bicarbonato".
Alguns preparos, no entanto, usam a combinação dos dois sais. "Pode ser vários motivos: alterar o sabor, mudar o pH da receita ou ajudar na reação de Maillard, que dá o tom dourado e o aroma de assado".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.