Topo

Turquia libera entrada de brasileiros vacinados sem exigência de quarentena

Vacinados poderão voltar à Capadócia, na Turquia, para os lindos voos de balão sem necessidade de quarentena - kotangens/Getty Images/iStockphoto
Vacinados poderão voltar à Capadócia, na Turquia, para os lindos voos de balão sem necessidade de quarentena Imagem: kotangens/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

17/11/2021 15h48

O governo da Turquia liberou na segunda-feira (15) a entrada de brasileiros completamente vacinados em seu território sem a necessidade de cumprir quarentena.

A medida foi divulgada pela Embaixada turca no Brasil no sábado (13) e confirmada ontem (16) também pelo Itamaraty.

Viajantes maiores de 12 anos serão recebidos conforme a nova regra mediante a apresentação de um comprovante de imunização com a segunda dose ou dose única de qualquer vacina aprovada para uso emergencial pela OMS (Organização Mundial de Saúde) há pelo menos 14 dias.

Isto quer dizer que todas as vacinas aplicadas no Brasil atualmente — Pfizer, Janssen, CoronaVac e AstraZeneca (Covishield) — são aceitas.

Para viajar para a Turquia, assim como para outros países da União Europeia, é necessário apresentar um teste do tipo PCR com resultado negativo realizado em até 72 horas antes do desembarque. Menores de 12 anos não precisam apresentar comprovante de vacinação ou teste.

Todos os viajantes estão sujeitos a possibilidade de ter que realizar um novo exame no aeroporto, de maneira aleatória, conforme determinado pelas autoridades de saúde turcas para o controle da pandemia.

Caso testem positivo, serão obrigados a cumprir quarentena de 14 dias na acomodação que haviam planejado, da qual poderão ser liberados no 10º dia se testarem negativo para a covid-19 e não tiverem sido contaminados pela variante delta.

Turistas com mais de 12 anos, mas menores de 18 não precisam apresentar vacinação completa se viajarem com os pais e tiverem um teste PCR negativo para a covid-19 em mãos na chegada. Eles também deverão ser testados novamente na acomodação e obter um resultado negativo para a quarentena ser considerada desnecessária.