Sandy é "chapeira" e não come alho: 5 curiosidades culinárias da cantora
O Brasil assiste à carreira de Sandy desde que ela explodiu na TV, aos 6 anos, ao lado de Junior. Após mais de três décadas de aparições na mídia, a desenvoltura com as câmeras, o contato estreito com a família e a voz que sai sem esforço só são novidade se colocadas num contexto inédito.
Foi isso que fez a HBO Max ao convidar a cantora para o novo programa "Sandy + Chef". Na versão brasileira da atração que começou nos EUA com Selena Gomez, Sandy sai da zona de conforto e coloca à prova sua habilidade na cozinha.
A cada episódio, ela conta com a ajuda remota de um chef diferente. Participam do programa Paola Carosella, João Diamante, Tsuyoshi Murakami e mais.
O marido, Lucas Lima, os pais, Xororó e Noely Lima, e outros convidados provam a refeição ao final do programa — e também dão uma mãozinha nas preparações, quem incluem filetar peixe e fazer massa caseira do zero.
"Ter a família comigo facilitou bastante a vida. Eles deram apoio moral e ajudaram na logística. Mas, mesmo sem eles, seria incrível. Adoro um desafio", comenta Sandy.
Eu, que já era apaixonada por cozinha, quero que isso vire um dos meus hobbies principais".
A estreia do programa no serviço de streaming mostrou novas facetas da cantora e colocou algumas pulgas atrás da orelha do público: ela cozinha desde quando? Será que come de tudo? Tem algo que gosta mais de cozinhar?
Conversamos com Sandy e selecionamos 5 fatos curiosos sobre a relação dela com a comida. Confira:
1.
Se interessa por cozinha desde criança
Desde pequena, Sandy precisou entrar numa rotina corrida e se dividir entre shows, viagens e a escola. A pausa para respirar acontecia na casa da família fora do Brasil.
Durante as férias, ela, o irmão e os pais viviam uma vida "normal" no exterior e, sem a ajuda de funcionários, dividiam as tarefas domésticas.
"Minha mãe ia para a cozinha e eu me lembro de pedir para fazer coisas que não eram tão arriscadas, como temperar o arroz".
De acordo com a cantora, sua avó também mandava bem nas panelas. "Me lembro da panqueca de carne moída e de uma lasanha maravilhosa de berinjela".
2.
Tem uma chapa na cozinha de casa e da fazenda
Nas idas para os Estados Unidos, Sandy experimentou o arroz frito ao estilo japonês preparado no hibachi, aparelho típico de ferro fundido. "De tanto ir ao restaurante e pedir a mesma coisa, fui aprendendo e tentando reproduzir em casa".
O gosto que a cantora pegou pelo prato é tão grande que, na construção de sua casa num condomínio de luxo em Campinas, ela decidiu colocar uma chapa no meio da cozinha.
O investimento também foi útil para as noites de hambúrguer ou sanduíche em família. "Faço hambúrguer caseiro smash, que é prensado".
A gente gosta muito de se reunir ao redor da chapa. Temos outra na fazenda".
3.
É a doceira da família e "especialista" em cookies
Antes do nascimento do filho Theo, hoje com 7 anos, Sandy às vezes usava o tempo livre para fazer sobremesas. As receitas saiam de livros de culinária e sites, mas nem sempre eram seguidas à risca.
"O que eu gosto mesmo é de tentar inventar, da sensação de não saber o que vai dar e depois se surpreender".
A pedida que a fez ganhar fama como doceira em casa é o cookie. "É um sucesso enorme por aqui. O segredo está na textura. Quando cru, tem que ficar como se fosse um sorvete de massa. Coloco bicarbonato para crescer um pouquinho e não deixo assar demais".
4.
É estabanada e ansiosa na cozinha
Sandy assume que paciência não está entre as suas qualidades. "Sempre me atraí pela cozinha, mas tenho pouquíssima prática. Sou estabanada, ansiosa, não planejo e saio fazendo".
Depois do "intensivão" com profissionais durante o programa, ela acredita que cozinheiros amadores se saem melhor ao manter a calma e a concentração. "A gente está lidando com fogo, faca, panela quente, ralador... São coisas que machucam".
Outra dica que ficou dos episódios é fazer o mise en place (termo francês que significa deixar à mão tudo que usará antes de começar a cozinhar). "A organização deixa tudo mais profissional. Flui melhor".
A cozinha é uma química que acontece na sua frente. Se deu o tempo de cocção e você estava na geladeira procurando o que usar, já era. Acontecia muito comigo".
5.
Tem restrições alimentares curiosas, tipo alho e cebola
Apesar do carinho pela gastronomia, Sandy tem algumas restrições alimentares. Prefere abusar das ervas e das especiarias do que colocar sal em excesso e tem intolerância a alho. "Meu estômago é sensível".
Cebola também passa longe dos seus vegetais favoritos. Mas pior mesmo é pimentão.
Ela torce o nariz para carnes "estranhas" vindas do mar — entende-se: ostra, polvo, mexilhão e lula.
As questões se estendem para viagens. "Tem alguns lugares que eu fico tensa. O que se come na Alemanha, por exemplo, não tem nada a ver com o meu gosto". Felizmente, ao longo da temporada de "Sandy + Chef", os cozinheiros conseguiram reverter alguns "preconceitos".
Percebi como é mais fácil experimentar o que você não gosta se for feito de um jeito apropriado por alguém que estuda e entende do assunto".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.