7 ideias criativas para criar uma decoração funcional para a sua cozinha
Ao longo do tempo, a cozinha passou a ser vista como um local para reunir a família, amigos e celebrar momentos únicos enquanto as refeições são preparadas. Por isso, a praticidade passou a ser um dos grandes pilares que regem o projeto do ambiente.
Para inspirar você a criar um ambiente bonito e com funcionalidades para o dia a dia, as arquiteta Bianca Atalla e Fernanda Mendonça, do Oliva Arquitetura, listaram sete ideias criativas para inspirar a sua própria cozinha.
1. Lixeira embutida no armário
Em ambientes totalmente integrados, como é o caso deste apartamento de apenas 42 m², uma das maiores preocupações é como ordenar e colocar em prática as necessidades de dois espaços tão diferentes como é o caso da sala de estar e a cozinha.
Imagina o incômodo de ter uma lixeira sempre ali, como um personagem necessário, mas indesejado? Pensando nisso, com o auxílio da marcenaria, as arquitetas incorporaram a lixeira para dentro do armário e proporcionaram à moradora um espaço sempre ajeitado.
Uma outra opção para esconder a lixeira é embutir o objeto diretamente na pedra utilizada para a bancada ou pia da cozinha. "Este caso é o ideal para camuflarmos as lixeiras pequenas. Continuamos tendo um item altamente funcional e com uma estética mais bonita", destaca Bianca.
2. Cozinha moderna sem cara de cozinha
Durante o processo de reforma, as especialistas inverteram a posição original da bancada e modularam toda a área molhada, criando este efeito visual de caixa. Dentro da marcenaria branca há uma lava-louças, filtro de água e micro-ondas 'escondidos'.
Para mimetizar a geladeira, as arquitetas apostaram em uma marcenaria preta e pintaram a parede que recebe o eletrodoméstico também de preto.
Com a bancada em ilha voltada para a sala, os moradores podem desfrutar melhor dos encontros em amigos e aproveitam o dia a dia de maneira dinâmica e prática.
3. Fios escondidos na marcenaria
Comum nas bancadas da cozinha, os fios dos eletrodomésticos causam sempre uma poluição visual, pesando na aparência de um projeto que foi tão sonhado.
Para resolver esse emaranhado, resultado do advento de tantos equipamentos para facilitar o processo de cozinhar, as arquitetas trabalharam em um móvel totalmente personalizado: em parceria com o eletricista e o marceneiro, o gabinete ganhou tomadas em seu interior.
Com isso, as profissionais garantiram uma área de apoio visualmente limpa e otimizada para atender as demandas dos moradores.
4. Mix de estilos
Ao pensar em estilos de decoração, muitos costumam incorrer no erro de tentar eleger apenas em uma ideia para compor o projeto, mas nem sempre as características de uma determinada referência agrada a todos os moradores.
"Nestes casos, por que não mesclar os elementos? A decoração ficará ainda mais criativa, única e com a personalidade das pessoas que vivem ali", orienta Bianca.
Nesta cozinha, por exemplo, a dupla do Oliva Arquitetura investiu na mescla entre o clássico e o moderno. O armário protagonizou com o desenho da marcenaria e o azul acinzentado, que conferiu um olhar mais atual.
Complementando a bancada para refeições rápidas, a prateleira de serralheria e madeira fixada no teto acentua ainda a modernidade do lar, abrindo frente para guardar as traças e dispor do charme de plantinhas e objetos decorativos.
5. Cores por todos os lados
As cores também são ótimas pedidas para quem busca projetar a cozinha de maneira inovadora, sensível e única. A dica das especialistas é: antes de investir em uma cozinha colorida, procure referências e tenha certeza daquilo que mais te agrada.
"Muitas vezes o morador pode ser apaixonado por um tom, porém pode ser que ver todo dia no ambiente possa ser cansativo. Nossa recomendação é sempre testar e analisar. Apenas após essa análise teremos a real dimensão da resposta sensitiva que elas nos trarão", discorre Fernanda. Tendo tudo aprovado, está mais do que permitido se jogar na alegria das cores e montar a cozinha que você sempre sonhou.
6. Aproveitando todos os cantinhos
Neste apartamento de apenas 35 m², as arquitetas Bianca e Fernanda não poderiam desperdiçar nenhum espaço. Por isso, os nichos da marcenaria, localizados no canto da bancada e que por sua vez ficaram pouco profundos por conta de um pilar existente, ganharam vasinhos com hortinha.
Agora, os moradores têm os seus temperos preferidos sempre à mão por conta da economia de espaço que a marcenaria planejada foi capaz de proporcionar.
7. Ajustando os nichos
Para esta cozinha, as arquitetas precisavam de soluções mais simples, com peças soltas e que não demandassem muitas mudanças estruturais, já que o imóvel era alugado.
Por isso, elas aproveitaram os nichos profundos e pouco que já faziam parte da marcenaria: a solução foi desenhar e acrescentar caixas que agora funcionam como gavetas espaçosas e armazenam alimentos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.