Singônio: planta rústica e versátil vai dos jardins aos vasos em casa
Quem acompanha as tendências na decoração de interiores também está sempre de olho nas "plantas da moda", aquelas que chegaram com tudo para ambientar os espaços e são cheias de beleza e apelo estético.
Uma dessas espécies é a singônio, planta rústica e muito disseminada como perfeita para forração de canteiros e jardins, mas que agora também pode ser vista nos vasos dos apartamentos mais moderninhos dos feeds de decoração.
Segundo a bióloga Lenise Silva Lima, que presta consultoria sobre plantas no perfil @lenili.atelier, a singônio é uma planta de fácil adaptação e que até mesmo quem está começando no mundo das plantas não encontrará dificuldades no cultivo.
É uma planta versátil e muito utilizada como forração e pode ser encontrada subindo em outras árvores ou em um tutor (trepadeira) e também ser cultivada em vasos"
Dicas de cultivo
E falando em cultivo, a principal dica para cuidar da singônio é manter o substrato sempre úmido, mas tomando cuidado para não encharcar.
"Quem mora em um local mais quente, geralmente irá regar semanalmente, de duas a três vezes no verão e de uma ou duas vezes no inverno. Mas é importante ressaltar que, como as temperaturas variam de acordo com a localização, o ideal mesmo é sempre verificar o substrato com o dedo ou um palitinho antes das regas", afirma a bióloga.
Outra dica da especialista é a de borrifar água nas folhas da planta nos dias muito quentes.
Para quem tem dúvidas sobre como plantar, Lenise indica vasos de aproximadamente 15 centímetros de diâmetro para o plantio inicial, pois ele dará espaço para as raízes se desenvolverem bem.
"Vasos de plástico são adequados e, caso o desejo for usar o de barro, recomendo fazer a impermeabilização, já que esse material é bastante poroso", salienta.
Já o solo ideal para plantio é rico em matéria orgânica, bem soltinho e drenável. "Pode-se usar uma mistura de terra vegetal, casca de pinus triturada, chips de coco, perlita e humus de minhoca ou bokashi", detalha Lenise.
As opções de adubo indicadas por ela são o NPK 10/10/10 ou bokashi. "Lembrando sempre que a dosagem e periodicidade da adubação devem ser feitas seguindo as instruções do fabricante, pois adubo em excesso pode causar danos às plantas".
Cultivo dentro de casa
Para quem vai cultivar a singônio em ambientes internos, a dica é acomodar a planta o mais próximo possível de janelas, para que ela tome o sol da manhã ou o do fim da tarde. "Já se a muda for plantada no jardim, é necessário fazer a rustificação, que é o processo de adaptar a espécie aos poucos ao sol", comenta a bióloga.
Aquela dica de ouro para quem tem pets e crianças é manter o vaso de singônio fora do alcance dos bichos e dos pequenos, pois a planta é considerada tóxica.
Se deu tudo certo e a planta está linda, é possível fazer muitas mudas para espalhar por outros vasos ou até presentear amigos.
Corte um pedaço de aproximadamente 15 centímetros e coloque na água. É importante lembrar de trocar a água a cada 2 dias, pelo menos. Espere as raízes crescerem e plante em um vaso com o substrato já indicado"
Segundo a bióloga, uma curiosidade sobre a planta é que quando jovem possui a folha verde clara e quando se desenvolve e chega a fase adulta suas folhas são de um tom mais escuro e bem mais recortadas.
"Também existem variedades rosas, variegadas e cor chocolate/cobre que são lindíssimas!", finaliza Lenise.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.