O setor turístico aposta em peso: neste verão, vai dar Brasil na preferência de viagem dos brasileiros. Com a desvalorização do real, a perda generalizada do poder aquisitivo, as inseguranças trazidas pela pandemia e a inflação também nos produtos turísticos, a maior parte dos brasileiros viajará domesticamente nesta temporada — mesmo com cada vez mais fronteiras internacionais reabertas para o Brasil.
Além do mais, verão combina com praia e, nesse quesito, o que não faltam no país são boas opções para os mais diferentes perfis de viajantes.
Para saber quais as praias que prometem ganhar o título de points do verão 2022, Nossa procurou jornalistas, agentes e consultores de viagem, operadores e outros especialistas em turismo pelo Brasil e os cinco destaques da temporada você vê a seguir.
Corumbau, Bahia
Eleita repetidas vezes por diferentes publicações uma das praias mais bonitas do Brasil, a localidade no sul da Bahia é também uma das mais sossegadas. Neste tempo, quesito na medida para quem procura manter o distanciamento social necessário da pandemia.
São 3 quilômetros de extensão frequentemente desertos e um microvilarejo ao final da praia, Ponta do Corumbau. Nos últimos tempos, o destino ganhou ainda mais opções confortáveis e muito charmosas em hotelaria, cativando também o nicho do turismo de luxo.
"As pessoas estão buscando agora destinos mais remotos, menos muvuca e hotéis mais exclusivos", explica Jacque Dallal, da Be Happy Viagens.
Corumbau tem tudo isso: menos gente, acesso mais difícil, excelentes hotéis. E a Bahia sempre tem um borogodó", diz.
Ipanema, Rio de Janeiro
Uma das praias mais cantadas do mundo não precisa convencer nem o brasileiro nem o turista estrangeiro de sua beleza e carisma. E deve continuar reinando em mais este verão da pandemia, com estrutura ainda melhor em hospitalidade — e agito na medida para quem já está pronto para ressocializar.
O publicitário Ricardo Freire, fundador do portal Viaje na Viagem e especialista em praias brasileiras ("conheço tudo entre Atins e Torres, amo a Bahia, Noronha e Alagoas"), vive na ponte aérea e concorda.
Com poucos voos e passagens caríssimas para o Nordeste, e a guinada de astral do Rio de Janeiro, a invasão do Rio por brasileiros vai se acentuar", profetiza.
Segundo Ricardo, este é um momento especialmente bom para o paulistano redescobrir o Rio — a ponte aérea sempre tem preços bons para quem compra com antecedência, fugindo de horários e dias concorridos. Além disso, a hotelaria do Rio está renovadíssima e tem relação custo x benefício muito melhor do que vilarejos de praia mais desejados.
"E todo mundo tem alguma coisa nova a visitar no Rio pós-olímpico. Sem falar que, aglomeração por aglomeração, as do Rio são mais gostosas", brinca.
Pipa, Rio Grande do Norte
Nas agências de viagem brasileiras, a região tem atraído cada vez mais interesse de viajantes com diferentes perfis. Muito badalado nos últimos anos, o charmoso vilarejo tem acesso fácil, localizado a apenas 100 quilômetros do aeroporto de Natal.
Combina em seu território belas praias, banho de mar bom e seguro em qualquer maré, falésias, dunas, mata nativa, piscinas naturais, boa gastronomia e boa infraestrutura hoteleira.
Chamada por alguns de "Búzios do Nordeste", tem também agito garantido no seu centrinho nas noites quentes do verão.
Estive em Pipa no mês passado e fiquei bem impressionado com a onda de novidades em geral do destino. Gente bonita, boa comida, novos hotéis pipocando", explica Bruno Vilaça, proprietário da agência Superviagem.
Moreré, Bahia
A pacata praia da Ilha de Boipeba, na Bahia, deve ganhar ainda mais fama nacionalmente neste verão. Ao contrário da chamada Velha Boipeba, Moreré ampliou recentemente sua infraestrutura turística sem abrir mão do charme autêntico da vila de pescadores original.
Localizada a cerca de 5 quilômetros do principal ponto de desembarque na ilha, Moreré é acessível de diferentes maneiras — inclusive à pé, através de belas trilhas que vão beirando o mar.
Moreré vai ser a praia do verão e inclusive vou passar o Réveillon ali", diz Marcelo Alabarce, proprietário da agência de viagens Malabarce.
As melhorias na infraestrutura hoteleira local também chamam sua atenção. "O destino inaugurou o Ventos Moreré, um hotel boutique super charmoso do Cristian Bernardi, com um beach club bem low profile como a praia", explica.
Caraíva, Bahia
Considerada por muitos uma das praia mais carismáticas do Brasil, Caraíva é talvez o vilarejo do eixo sul da Bahia que melhor conserve a rusticidade e a autenticidade, mesmo com o avanço dos turistas a cada ano.
Ruas de areia e iluminação à luz de lanternas ainda são comuns por lá — mesmo com a luz elétrica (com fiação enterrada, como a população local exigiu) já tendo chegado ao povoado há um bom tempo.
Apesar de ganhar mais visitantes a cada ano e muito morador reclamar da quantidade crescente de novos bares e lounges, o clima de vila de pescadores ainda existe, mesmo no auge do verão — e com direito a pontos de forró garantindo a animação das noites no povoado.
Caraíva é um daqueles lugares remotos que ainda está sendo conhecido e onde ainda andamos com o pé na areia, apesar de ter poucas opções de hospedagem de qualidade", diz Mariana Rosa, da Passion Brazil.
"Agora os viajantes estão em busca de novidades e Caraíva ainda é esta novidade", completa.
BÔNUS: o "Caribe" brasileiro
Além das cinco praias mais citadas pelos entrevistados, muitos deles apostam também nas praias do litoral do estado de Alagoas em geral como um dos grandes hits do verão 2022.
"O brasileiro que escolhia o Caribe antes da pandemia agora descobriu o 'nosso Caribe' ", diz Mariana Rosa, CEO da Passion Brasil, operadora especializada em roteiros pelo Brasil todo para brasileiros e estrangeiros.
"A região tem praias maravilhosas e água num tom azul e transparente raro no litoral brasileiro. Um destino mais remoto, não tão badalado, com opções maravilhosas também para se desconectar. E evoluiu muito em opções de hospedagem recentemente, incluindo lindas pousadas e hotéis de luxo", explica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.