De Alagoas a Miami: Seu Jasson e 12 mestres e artesãos brilham nos EUA
Seu Jasson
Quando cortava madeira para fazer carro de boi no Sertão de Alagoas, seu Jasson jamais imaginou que um dia o seu fazer manual ultrapassaria fronteiras. Entre os orgulhos mais recentes, a exposição "Alagoas - The Brazilian Artisanal Soul", na Semana de Arte e Design de Miami, leva seus trabalhos e de outros cinco mestres e sete artesãos de Alagoas para os Estados Unidos. De 1 a 5 de dezembro sua arte é parte do circuito oficial do festival global de arte e design, na Galeria Pinta Miami.
Um grande feito para um homem que aprendeu sozinho a entalhar a madeira. "Encontrei a arte como forma de sobrevivência, de ganhar uma renda extra, mas comecei muito cedo trabalhando na roça, no manejo da terra e na criação de animais", diz. A rotina árdua do sertão o obrigou a ser artesão sem aos menos saber o que era arte.
Da produção do carro de boi à casa de taipa, o sofrimento me capacitava para manusear a madeira."
Usando gesso e cerâmicas, seu Jasson começou a fazer bonecos de santos com barro. Em 2012 foi desafiado por dois proprietários de uma galeria a criar esculturas de madeira. "Foi aí que me identifiquei com o material", ele conta. Nessa época, o dinheiro que ganhava mal dava para pagar as contas.
Certo dia de 2015, Renan Quevedo, criador do Novos para Nós, chegou ao seu portão. Vendo a simplicidade de Seu Jasson, Renan já contou ao Nossa que ficou emocionado. A arte merecia mais valor, era o que o publicitário descobridor de artistas populares brasileiros pensava, debruçado na cerca.
"Foi aí que tudo começou a fluir. Minhas obras começaram a ter o sucesso que têm hoje." Por sucesso leia exposições importantes em São Paulo, destaque em feiras nacionais como a Made, e ter uma cadeira exposta no Salão de Design de Milão.
Criador e criatura
Todos os dias seu Jasson sai para o mato em busca da madeira. "Entre galhos e troncos vou encontrando o que preciso para montar. O meu olhar já vai certo na madeira, é impressionante como os galhos se unem, parece que foram feitos para aquela cadeira", conta.
Usando um facão para cortes, alguns acessórios e a imaginação, ele cria cadeiras exuberantes, únicas. "Às vezes estou em casa deitado à noite e me vem uma ideia nova. Na mesma hora eu me levanto e vou para minha oficina. Eu tenho uma imaginação muito boa, quando vejo algum tronco ou galho de madeira, já penso na peça antes mesmo de começar produzir."
Para quem sonha em chegar longe como seu Jasson e os mestres-artesãos que estarão em Miami, vai o recado: "Sonho que a minha arte sirva de inspiração de superação e persistência para outros artistas que, assim como eu, sofreram e ainda sofrem no 'anonimato'. Não é fácil, mas não podemos desistir: um dia dará certo." Quem duvida?
A mostra Alagoas - The Brazilian Artisanal Soul tem curadoria assinada por Rodrigo Ambrosio, artista e pesquisador das raízes brasileiras, e Marco Aurélio Pulchério, curador e galerista, e faz parte do projeto Alagoas Feita à Mão, criado pelo Governo do Estado de Alagoas.A mostra tem curadoria assinada por Rodrigo Ambrosio, artista e pesquisador das raízes brasileiras, e Marco Aurélio Pulchério, curador e galerista, e faz parte do projeto Alagoas Feita à Mão, criado pelo Governo do Estado de Alagoas.
@s que me inspiram
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.