Tradicional bar Bracarense, no Leblon, vira Patrimônio Cultural Carioca
O bar Bracarense, um dos mais tradicionais no Rio, foi reconhecido hoje (25) pela Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, órgão da Prefeitura da cidade, como Patrimônio Cultural Carioca.
Após a cerimônia às 18 horas, o estabelecimento ganha não só a plaquinha azul na parede como se torna o 29º a integrar o Circuito dos Botequins, um grupo dos endereços "característicos e tradicionais da boemia" com significado especial para a cultura local.
O "Braca" foi fundado em 1961 pelos portugueses Arnaldo Tomé e Armando de Pinho Tavares, que homenagearam a cidade de Braga no nome da casa, que hoje é tocada pelos netos de Arnaldo, Kadu e Carla Tomé, em um imóvel também preservado pela prefeitura.
Famoso como o lar de um dos melhores chopes da cidade, o bar no número 85 da rua José Linhares era bastante frequentado pelo escritor João Ubaldo Ribeiro e pelo maestro Tom Jobim.
"O Bracarense não é, de forma alguma, imponente. Seu charme é ser o arquétipo do botequim brasileiro, casual e relaxado", já o descreveu o jornal americano The New York Times, que ainda destacou a qualidade de seus petiscos e o clima familiar do ambiente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.