Máscaras não sairão de moda em 2022: balaclava promete dominar os looks
As máscaras se tornaram um acessório indispensável nesses dois últimos anos, por questões de segurança. E se elas pudessem se tornar trend nos próximos tempos com o fim da pandemia? Apresentamos: a balaclava.
O acessório que cobre o rosto e deixa apenas os olhos e a boca à vista parece ter sido (re)encontrado pelas grandes grifes de luxo como uma aposta para compor as peças de suas coleções, principalmente voltadas ao inverno. Seja para esportes luxuosos, como o esqui, ou um passeio nas ruas.
De acordo com a plataforma global de busca de moda Lyst, as balaclavas e os gorros de malha estão atualmente tendo um (grande) momento virtual. Nas últimas semanas, as pesquisas no site aumentaram 64%, apresentando uma alta demanda.
Além disso, o aplicativo de compras Klarna também relatou que, entre setembro e outubro, houve um aumento estrondoso de 498% nas compras de balaclavas.
Previamente apresentadas para o inverno de 2021, que acontece entre o mês de dezembro deste ano até janeiro no hemisfério norte, o acessório apareceu nas passarelas de labels, como com a italiana Miu Miu e a francesa Givenchy.
Marine Serre, estilista francesa que conquistou famosos como Beyoncé e Dua Lipa com a sua estampa autoral de meia-lua, uma das maiores tendências de 2020, transportou suas formas quase geométricas também para o lançamento de um desses gorros, à venda por R$ 2,4 mil.
Na cabeça dos brasileiros
Mesmo que ainda entre "quatro paredes"
Na São Paulo Fashion Week, realizada na última semana, a balaclava também se fez presente. Dessa vez, com uma pegada imersa no universo de fetiches.
O acessório foi apresentado pela Bold Strap, estreante no maior evento de moda do Brasil, sendo utilizada para compor looks teoricamente íntimos, mas que podem estar presentes nas ruas. A escolha é de quem as veste.
Hit entre os famosos
E nas redes sociais
O gorro inevitavelmente já conquistou os famosos, principalmente entre os mais, digamos, ousados. A cantora Billie Eilish, por exemplo, mostrou no Instagram um dos seus looks mais fashion com o uso do acessório, combinado em listras e cores com o agasalho xadrez.
Versões monocromáticas também já foram usadas pela voz e inspiração da Geração Z, como uma verde limão e uma preta.
Destacamos ainda o ex-casal mais influente da moda: Kim Kardashian e Kanye West.
A começar pela empresária. Seu look no Met Gala, da Balenciaga, parou o tapete vermelho e os veículos que cobriam o baile. Em uma versão sufocante, sem nem ao menos deixar os olhos e aboca à mostra, Kardashian desfilou no tapete vermelho toda coberta pelo look criado por Demna Gvsalia, diretor criativo da marca.
Já em uma de suas aparições nas ruas de Nova York, nos Estados Unidos, Kim navegou no BDSM com uma versão de couro do acessório.
Já Kanye West, para o retorno de alta-costura que alavancou a popularidade da Balenciaga, sentou na primeira fila do desfile, ao lado de Bella Hadid e Lewis Hamilton, com uma balaclava de tricot, enquanto misturava sneakers modelo "ovni" da Adidas e meias da Nike.
Sucesso no TikTok
Na rede social de maio desempenho atualmente, as balaclavas também vivem o seu momento de glória (e engajamento).
O acessório aparece em vídeos, que ultrapassem milhões de visualizações, com inspirações de crochê DIY dos gorros ou dicas sobre como estilizar as máscaras que cobrem todo o rosto.
Em versões ainda mais ousadas, como no vídeo abaixo que acumula mais de 4 milhões de visualizações, um criador mostra como transformar uma cueca boxe — sim, isso mesmo que você leu — em uma balaclava. A criatividade, mesmo que cômica, nunca foi um limite.
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