Saiba quando hidratar a tapioca, como fazer e truque para colorir a massa
Quando o assunto é tapioca, quem não tem acesso à goma fresca que sai da mandioca prontinha para ser peneirada acaba recorrendo à massa de mercado já hidratada.
Mas o chef Rodrigo Oliveira, do premiado Mocotó, em São Paulo, dá uma outra sugestão: comprar polvilho doce e fazer o processo de hidratação em casa. É fácil, versátil, barato e rende mais — só vantagens!
Para cada pacotinho, que vem com 500 gramas de polvilho, Rodrigo junta duas pitadas generosas de sal e cerca de 300 mililitros de líquido. Pode ser água, café forte ou suco de beterraba, espinafre, couve e cenoura.
Qualquer um dos líquidos deve estar frio".
A quantidade, no entanto, pode variar a depender da marca e do lote do produto. Por isso, incorpore umidade aos poucos. "O trabalho é quebrar os blocos para que eles fiquem homogêneos".
Para saber se a massa está no ponto, amasse com a mão um pedaço e veja se não se esfarela com tanta facilidade. Depois disso, basta esperar 10 minutinhos, peneirar a tapioca e prepará-la na frigideira quente.
Uma dica bacana é usar escumadeira para espalhar a tapioca, deixando-a fininha e sem amassar. Quando as bordas começarem a levantar, é sinal de que está bem hidratada e no ponto certo de cozimento.
Assista, em vídeo, Rodrigo Oliveira hidratando a sua tapioca com café:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.