Cobertura perfeita de brigadeiro cremoso deixa bolo de chocolate um luxo
Até a receita mais simples pode ficar linda. É isso que defende Camila Dutra, confeiteira no comando da marca "Feito com Amor". Ela compartilhou com Nossa o preparo de um bolo de chocolate fácil que dá vontade de começar a comer pelos olhos.
A massa é feita a partir de ovos e açúcar batidos com óleo e também leva farinha de trigo, chocolate, fermento, sal e água quente. A cobertura cremosa de brigadeiro, por sua vez, combina chocolate amargo picado e em pó.
A aparência caprichada começa no cuidado de untar bem a forma e de esperar para desenformar o bolo. "Quando está muito quente, o bolo pode quebrar e a pessoa se queimar". O ideal é realizar o processo com a massa morna e deixá-la sobre uma grade.
Assim, o ar circula melhor por toda a superfície. Se o bolo é colocado direto sobre o prato, cria-se umidade e ele fica melado".
Com o bolo morno desenformado já é hora de colocar a cobertura? Não, não. Se a ideia é que a camada fique perfeitamente posicionada, como na foto, é preciso esperar ele esfriar completamente e espalhar o brigadeiro morno com a ajuda de uma espátula levemente umedecida.
Para um resultado profissional, envolva antes a massa no acetato lambuzado de óleo nas paredes internas e preste atenção ao nivelar a camada de cobertura. Finalize com cacau em pó peneirado no topo.
Confira a receita completa clicando na imagem abaixo:
Arquitetando doces
Nascida em Minas Gerais, Camila sempre esteve ligada à comida. A cada época, de um modo.
Aprendeu a bater bolo na barra da saia da mãe ainda novinha e, conforme o tempo foi passando, tornou-se a "boleira da família" — aquela que fica encarregada dos doces em todo encontro.
Na hora de escolher a faculdade, "gastronomia" estava na ponta da língua, mas a baixa oferta de cursos da época a fez optar por arquitetura.
Concluiu a graduação e exerceu a profissão com prazer enquanto fazia cursos livres de culinária e colocava em prática levando bolos e bombons para os colegas.
A vontade de levar a culinária como ocupação principal voltou em 2014, quando Camila estava morando em São Paulo e criou o Instagram "Feito com Amor" para compartilhar receitas e se aproximar da família que estava distante.
As fotos atrativas conquistaram novos seguidores e rolou um "boom" repentino. "Isso começou a ocupar o meu tempo e eu queria ensinar tudo com técnica. Foi aí que tomei a decisão de sair da construtora onde eu trabalhava para estudar".
Após se formar em gastronomia, atuou como personal chef e se especializou em bolos festivos, com foco na pasta de manteiga americana. Em sete anos, Camila acumulou quase 300 mil seguidores e construiu uma comunidade de alunos interessados em aprender seus truques em workshops presenciais e virtuais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.