Sagrada Família de Barcelona ganha estrela de 5,5 toneladas em uma torre
A Igreja Sagrada Família, a obra-prima de Antoni Gaudí inacabada há mais de um século, ganhou um novo e enorme detalhe que deverá ganhar status de protagonista no céu de Barcelona este mês: uma estrela de 5,5 toneladas no topo de uma de suas torres.
A peça será iluminada em 8 de dezembro como parte das celebrações do Dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, que é tido como a inauguração do tempo do Natal no país, de maioria católica. Ela ainda deve ser abençoada pelo cardeal Joan Josep Omella i Omella após uma missa no local.
Instalada no dia 29 de novembro na torre da Virgem Maria, a segunda mais alta da igreja a 138 metros de altura, a estrela de 12 pontas que tem 7,5 metros de largura foi alçada com a ajuda de um guindaste.
Foram necessárias duas semanas para montar toda a estrela antes de sua ascensão aos céus, que deve brilhar não só durante a noite, com as luzes artificiais, mas também durante o dia graças a uma estrutura de aço e vidro que refletirá a luz do sol.
A partir de hoje (1º), a torre da Virgem Maria da Sagrada Família iniciará seu processo de iluminação com a ajuda do público. Através do site, o monumento convida interessados a acender as luzes em suas 800 janelas com suas "lanternas virtuais".
As contribuições deverão "impulsionar" a iluminação da primeira metade da torre em 4 de dezembro e, a segunda, no dia 6. Já no dia 8, o momento em que o novo enfeite brilhará às 19h, horário local, ou 15h no horário de Brasília, para quem quiser acompanhar a transmissão ao vivo.
A conclusão da Sagrada Família estava prevista para 2026, no aniversário de 100 anos da morte do seu arquiteto e criador. No entanto, com os atrasos provocados pela pandemia, ainda não se sabe quando a construção chegará ao fim.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.