Mesa de cabeceira: como escollher o modelo ideal para o quarto da sua casa?
A mesa de cabeceira desempenha um papel importante na decoração e organização do ambiente, servindo como apoio ao lado da cama. Porém, frente às inúmeras opções, a definição pode ser uma tarefa mais simples do que pode parecer.
Além dos mais variados estilos e materiais, a peça deve respeitar as dimensões do ambiente e, sobretudo, precisa atender às necessidades dos moradores.
Quais as medidas ideais?
A altura padrão de uma mesa de cabeceira é de 55 centímetros, porém a referência é que esteja alinhada com o colchão ou até 10 centímetros mais baixo, evitando possíveis acidentes. Outra valiosa orientação é manter uma circulação mínima de 60 centímetros entre as laterais da cama e as paredes.
Para facilitar no dia a dia, interruptores e pontos de tomada devem ser instalados a uma altura de 75 centímetros, nas laterais da cama.
Desta forma, o acesso a eles fica ao alcance dos moradores.
Design: como escolher?
Com relação ao design, a sugestão de Patricia Penna, à frente do escritório Patricia Penna Arquitetura & Design, é que o modelo "converse" com a proposta do décor. Ou seja, se o dormitório segue um estilo mais clássico, mesas de cabeceira em madeira, por exemplo, podem ser um bom caminho a seguir.
No contraponto, o mobiliário colorido se revela como uma possibilidade excelente para acrescer personalidade em um cômodo com tons de base neutra.
"Quando a ideia central de determinado projeto segue uma linguagem mais leve e delicada, eu gosto de seguir para um design mais clean, que fuja do convencional e do estilo mais fechado", discorre a arquiteta.
Uma opção bastante válida para essas ocasiões é o modelo suspenso, que traz leveza ao ambiente. Além disso, em áreas mais compactas, é a solução perfeita, já que propicia uma área livre na parte inferior para alocar um pufe e caixas organizadoras, entre outros itens.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.