Vasos de porcelana fora do comum marcam trabalho artesanal de mãe e a filha
Atelier Le Motiff
A busca pelo belo, pela poesia e pelo invisível passa por questionamentos para Marta Mercedes e Camila Watzko Rubini de Souza. Há alguns anos, mãe e filha resolveram materializar suas experimentações com a porcelana e deram início ao Le Motif (@a.lemotif), ateliê paulistano que carrega um encontro de afinidades da dupla.
Camila, artista plástica formada pela FAAP, encontrou as cores em sua busca visual. Marta focou na plasticidade da matéria, após estudar cerâmica no Estúdio Heloisa Galvão por dez anos. Dessa amálgama surge um processo criativo não-linear, em que a afinidade aparece naturalmente nos vasos e esculturas de porcelana que elas produzem.
"Apesar de a minha mãe ser a parte da materialidade, da mão na massa mesmo, nós trocamos muitas ideias, informação, busca e pesquisas. O processo criativo é intuitivo. Percebemos que estamos indo pelo mesmo caminho", conta Camila.
Aventuras na criação
As artistas exploraram os materiais, a resistência, a menor porosidade e a tonalidade da porcelana, além da sua plasticidade — fatores que a tornam a matéria-prima perfeita para a criação autoral. O off white é a cor que destaca as formas e vira assinatura dos itens.
O encantamento pelo processo, pelo fazer e pelo imperfeito dá coragem para encarar desafios como unir materiais diferentes ou verticalizar as criações. "Nosso sonho é estar presente na vida das pessoas e levar os questionamentos estéticos, as ideias, as emoções e beleza".
@s que me inspiram
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.