Gramado está entre destinos globais que serão tendência de viagens em 2022
Quase dois terços das pessoas que planejam viajar no próximo ano querem compensar o tempo perdido na pandemia. Foi o que revelou uma pesquisa conduzida pela plataforma Booking.com, que ouviu 24.055 pessoas em 31 países a respeito dos seus planos de viagens para 2022 e 2023.
Não à toa, as buscas por reservas para os próximos meses já revelam que alguns destinos se destacam, sejam pelas paisagens de tirar o fôlego ou por possuírem atrações imperdíveis na gastronomia, cultura, história ou vida social agitada que oferecem. Conheça as oito cidades mais procuradas:
Gramado, Brasil
66% dos ouvidos na pesquisa dizem querer se hospedar em um lugar diferente do que estão acostumadas. Pois o Brasil das praias ainda "esconde" uma cidade que mais parece um vilarejo suíço.
Como parte da "rota romântica", um circuito de 13 cidades no Rio Grande do Sul em meio às montanhas, Gramado possui diversas atrações para casais e amantes de chocolate. Isto porque, além das lojinhas charmosas e restaurantes à meia-luz especializados em fondue, há várias fábricas do doce espalhadas pela região.
Atlanta, EUA
76% dos brasileiros dizem procurar experiências autênticas em suas viagens. A Avenida Ponce de Leon, em Atlanta, no estado americano da Geórgia, concentra de tudo um pouco em seus 25 quilômetros: estúdios de tatuagem; casas noturnas alternativas; lojas de antiguidades e igrejas. É uma amostra de todas as possibilidades que a cosmopolita Atlanta oferece como "centro cultural" do sul dos EUA.
Além dos restaurantes renomados e vida noturna movimentada, Atlanta também abriga pontos importantes, como o Parque Histórico Nacional Martin Luther King Jr e o Centro Nacional para os Direitos Civis e Humanos.
Taichung, Taiwan, China
Outra pedida dos brasileiros é experimentar novos sabores nas próximas férias, um desejo de 58%. Para esta maioria, a segunda maior cidade de Taiwan, na China, pode ser um bom destino de férias com seus grandes mercados de rua que oferecem as tradicionais tortas do sol, uma sobremesa bastante popular na região, além de almôndegas típicas e bubble teas.
Taichung ainda tem templos históricos como Lecheng, de 200 anos, ou o ornamentado Templo Chenghuang e os três salões do Templo Wanhe — todos valem a visita por sua arquitetura refinada e a riqueza cultural que abrigam.
Santo Domingo, República Dominicana
Seis a cada 10 brasileiros pretendem visitar locais com uma rica vida noturna. Santo Domingo é a opção ideal: seja pelas baladas, clubes de salsa ou pela possibilidade de tomar um drinque ao pôr do sol no píer Malécon, com vista para o mar.
No entanto, a capital dominicana ainda traz a combinação perfeita de charme histórico e latinidade moderna; com uma cena gastronômica interessante, galerias de arte e maravilhas arquitetônicas do século 16 que transformaram a cidade em Patrimônio Mundial da Unesco.
A Zona Colonial, no centro da cidade, que conta com algumas destas paradas, ou o lindo Jardim Botânico Nacional podem ser visitados a pé ou de bicicleta. Quem preferir relaxar ainda pode recarregar as energias praias paradisíacas do Caribe durante o dia.
Brasov, Romênia
Outro destino entre os mais procurados é a cidade medieval de Brasov, na Transilvânia, que inspirou a criação do vampiro mais famoso do mundo: lá está o Castelo de Bran, referência para a composição do Drácula de Bram Stoker.
Suas construções a partir do século 13 ainda trazem ricos exemplos do estilo gótico da arquitetura, que pode ser vista em locais como a praça central do Conselho, também repleta de charmosos cafés. Nos arredores da área urbana, ainda é possível fazer trilha ou passear de teleférico até o Monte Tampa para curtir a vista.
Llandudno, Reino Unido
Esta cidadezinha na costa norte do País de Gales conta com um pouco de tudo: lindas praias, natureza exuberante e castelos antiquíssimos. É possível observar toda a paisagem do The Great Orme, um penhasco de calcário que pode ser acessado de bonde. O píer desta cidade britânica à beira-mar ainda possui lojinhas charmosas e opções de diversão.
Amantes de arte devem ir à Galeria Oriel Mostyn, um edifício de arquitetura singular que abriga obras de arte contemporânea e está localizado próximo a restaurantes e bares.
Montpellier, França
86% dizem se sentir melhor instantaneamente ao avistar o mar ou as águas calmas de rios. A ensolarada Montpellier oferece a chance de conhecer as lindas praias de areia branca na costa mediterrânea do sul da França. É fácil de explorar a cidade, que tem joias arquitetônicas como a Catedral local, com as linhas de bonde modernas, projetadas pelo designer Christian Lacroix.
Não deixe de passar pela Promenade du Peyrou para provar queijos franceses no mercado ou fazer uma degustação de vinhos no Château de Flaugergues. Quem gosta de arte ainda deve passar pelo Musée Fabre, que reúne obras do século 14.
Malaca, Malásia
Fãs de arte de rua devem conhecer a Jonker Walk, em Malaca, que abriga pequenos museus, pontos históricos, lojinhas e restaurantes que servem a Nyonya, a renomada gastronomia local rica em pratos picantes.
Curiosos por belezas naturais devem visitar as mais de 700 espécies de aves da Malásia no Melaka Bird Park, um jardim botânico, e depois aproveitar a vista da Mesquita Masjid Selat. Quando a maré está alta, ela parece flutuar no estreito de Malaca, uma vista de tirar o fôlego ao pôr do sol.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.