Topo

NY exigirá comprovante de vacinação de crianças em museus e restaurantes

Coney Island, em Nova York, nos Estados Unidos: O passaporte da vacina também será exigido de crianças - Getty Images
Coney Island, em Nova York, nos Estados Unidos: O passaporte da vacina também será exigido de crianças Imagem: Getty Images

De Nossa

09/12/2021 15h13

A cidade de Nova York vai passar a exigir o comprovante de vacinação — com ao menos uma dose de imunizante contra a covid-19 — de crianças com 5 anos ou mais para entrada em estabelecimentos fechados, como restaurantes, museus, zoológicos e mais a partir de 14 de dezembro. A medida foi anunciada pelo governo local na segunda-feira (6).

Além disso, já aqueles com 12 anos ou mais deverão comprovar ter recebido o ciclo vacinal completo, com duas doses ou dose única, de qualquer vacina reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde), para visitar as atrações da cidade a partir de 27 de dezembro. Todos os imunizantes aplicados no Brasil, portanto, serão reconhecidos nos EUA.

O endurecimento das exigências é parte de uma estratégia para conter o avanço da variante ômicron. Comprovantes emitidos foram dos EUA serão aceitos caso se trate de uma cópia fotográfica ou versão impressa do documento original. Neste caso, é possível usar aquele emitido pela plataforma ConecteSUS em inglês.

Ainda segundo as autoridades nova-iorquinas, crianças menores de 12 anos — que ainda não são elegíveis para a vacinação no Brasil, por exemplo — poderão entrar em estabelecimentos caso não tenham sido vacinadas, mas deverão usar máscara o tempo todo, exceto quando estiverem se alimentando.