Topo

Copa e cozinha integrados: dicas para um ambiente confortável e agradável

Arquiteta aborda como a união dos espaços pode tornar a vida mais prazerosa dentro de casa - Julia Herman
Arquiteta aborda como a união dos espaços pode tornar a vida mais prazerosa dentro de casa Imagem: Julia Herman

De Nossa

10/12/2021 10h02

Com a integração dos ambientes cada vez mais constante nas residências atuais, alguns cômodos acabam dividindo o mesmo espaço, tornando o contexto ainda mais funcional, versátil e prático. Um exemplo disso são as copas e cozinhas que, muitas vezes, por estarem sempre no mesmo local, muitas pessoas acabam não sabendo a diferença e a proposta de cada um desses espaços.

Em linhas gerais, a cozinha compreende o layout que engloba os eletrodomésticos, como geladeira e fogão, e uma área voltada para o preparo dos alimentos no dia a dia. Enquanto isso, a copa se caracteriza por ser o lugar onde os moradores fazem suas refeições de maneira tranquila e confortável.

"Muitas pessoas ainda se confundem sobre as funções da copa com a cozinha ou não dão a devida importância para esse espaço da casa. Todavia, é sempre bacana relembrar que ambos fazem parte do cotidiano dos moradores" explica a arquiteta Isabella Nalon, à frente do escritório que leva o seu nome.

A profissional ainda ressalta dizendo que essa integração torna tudo mais prático: "De acordo com o perfil da família e do tamanho do ambiente, é possível estabelecer as medidas necessárias para a construção do local voltado para refeições", completa.

Vantagens da integração entre copa e cozinha

Mesmo com a existência da sala de jantar, é na copa, integrada com a cozinha, que a maioria das refeições acontecem - Julia Herman - Julia Herman
Mesmo com a existência da sala de jantar, é na copa, integrada com a cozinha, que a maioria das refeições acontecem
Imagem: Julia Herman

Uma das principais vantagens dessa conexão é a praticidade de preparar as refeições e comer em um só lugar, propiciando assim, mais praticidade na organização e até na limpeza dos ambientes. Além disso, quem estiver à frente da cocção para o almoço e jantar tem a oportunidade de contar com a companhia de familiares e amigos para bater um papo ou degustar de um aperitivo.

Segundo Isabella, outros benefícios dessa união se constituem nos ares modernos e a possibilidade de aproveitar, com primazia, espaços mais compactos.

Além de permitir essa interação entre quem está cozinhando e quem está aguardando, esse tipo de layout produz a sensação de amplitude, que é super bem-vindo nos mais diversos cenários, principalmente nos pequenos, fazendo toda diferença."

Como compor a copa?

Neste projeto, a arquiteta aplicou sua criatividade para compor o espaço com uma pequena mesa em laca amarela acompanhada por duas banquetas altas, além de um galery wall com fotografias de alimentos fixadas na parede com acrílico - Julia Herman - Julia Herman
Neste projeto, a arquiteta aplicou uma pequena mesa em laca amarela acompanhada por duas banquetas altas, além de um galery wall com fotografias de alimentos fixadas na parede com acrílico
Imagem: Julia Herman

Antes de montar a copa, faz-se necessário estudar o layout. De uma forma geral, o ambiente é composto por uma mesa e cadeiras confortáveis para que as refeições se tornem mais agradáveis. Contudo, não existe uma regra: tudo dependerá da imaginação e das necessidades dos moradores.

"Os itens podem ser executados sob medida e pode contar com a mesa acoplada nos armários da marcenaria; ser de pedra, acompanhando a ilha central, ou até mesmo solta. Bancos, banquetas, cadeiras e um sofá, no estilo canto alemão, estão relacionados entre as possibilidades de assentos", destaca a arquiteta.

No que diz respeito aos acessórios, descansos de pratos e panelas, taças, copos, talheres e pratos, estão entre os utensílios domésticos que dão mais agilidade ao cotidiano dos moradores quando estão dispostos na copa.

Decorando a copa

Neste apartamento, ao lado da bancada ilha, executada com tampo de quartzo, a arquiteta incluiu uma mesa de madeira que comporta até cinco lugares - Julia Herman - Julia Herman
Neste apartamento, ao lado da bancada ilha, executada com tampo de quartzo, a arquiteta incluiu uma mesa de madeira que comporta até cinco lugares
Imagem: Julia Herman

A decoração é outro fator essencial para quem pensa em ter uma copa. Ela não precisa seguir o estilo da cozinha, assim os moradores têm a liberdade de deixar o espaço personalizado por meio da aplicação de papel de parede, instalação de quadros, pinturas diferentes ou espelho.

Agora, se o cliente desejar um décor mais tradicional, é possível apostar em revestimentos como cerâmicas em forma de azulejos, ladrilhos e pastilhas, elementos indicados para quem busca um ambiente resistente à umidade e de fácil limpeza. Pensando no aconchego, o revestimento que simula madeira também vai muito bem.

Uma boa iluminação valoriza ainda mais a copa, pois agrega sofisticação e a sensação de amplitude, além de evidenciar pratos e louças no momento do almoço ou jantar. "Pendentes posicionados em cima da mesa são excelentes", enumera Isabella.

Agora, para quem mora em casa, projetar uma grande janela, além de contribuir na iluminação e ventilação natural, oferece uma boa vista durante as refeições.

Cuidados

Assim como a cozinha, a copa demanda alguns cuidados para que se tenha a comodidade que se pede nesse ambiente. Portanto, é imprescindível a escolha de materiais duráveis e um mobiliário prático e fácil de limpar.

"Cadeiras e bancos com boa ergonomia para receber bem as pessoas também é primordial. Além disso, uma iluminação adequada e focal transforma o clima, conferindo bem-estar para aqueles que gostam de ler um livro, uma revista, acompanhar as notícias no telejornal ou no celular durante o café da manhã", conclui Isabella