Topo

'Casa mais solitária do mundo' está abandonada em montanha há um século

Acampamento Maior Carlo Buffa di Perrero, nas Montanhas Dolomitas, na Itália - Reprodução/Facebook Soccorso Alpino e Speleologico Veneto
Acampamento Maior Carlo Buffa di Perrero, nas Montanhas Dolomitas, na Itália Imagem: Reprodução/Facebook Soccorso Alpino e Speleologico Veneto

De Nossa

11/12/2021 09h19

A mais de 2.743 metros de altura, está abandonada na Itália uma casa conhecida como a 'mais solitária do mundo' há mais de 100 anos.

Incrustada em uma da face das Montanhas Dolomitas, a estrutura teria sido construída ainda durante a Primeira Guerra Mundial para servir como abrigo para soldados italianos durante as batalhas contra os austro-húngaros no terreno irregular, segundo informações do jornal "The New York Post".

Batizada atualmente como Acampamento maior Carlo Buffa di Perrero, a chegada até a estrutura só pode ser feita com equipamento de escalada como apoio de segurança, um recurso conhecido como "Via Ferrata" ou caminho de ferro.

Apesar da fama de solitária, ela era utilizada mais recentemente por amantes de trilhas e pelo Corpo de Socorro Alpino e Espeleológico da região, que realiza resgates a escaladores na região, onde há percursos tão longos que podem demorar até uma semana para serem completados.

Acampamento Maior Carlo Buffa di Perrero, nas Montanhas Dolomitas, na Itália - Reprodução/Facebook Soccorso Alpino e Speleologico Veneto - Reprodução/Facebook Soccorso Alpino e Speleologico Veneto
Acampamento Maior Carlo Buffa di Perrero, nas Montanhas Dolomitas, na Itália
Imagem: Reprodução/Facebook Soccorso Alpino e Speleologico Veneto

As condições do abrigo histórico, no entanto, representam enormes dificuldades para o seu uso recorrente. Atingida recentemente por fortes ventos e pela neve, a casa está novamente desativada.

O Club Alpino Italiano, que gerencia as trilhas, encomendou por isso um novo abrigo na montanha Forcella Marmarole, mais moderno e com capacidade para 12 pessoas, ainda de acordo com o The Sun.

Assentado na cadeia rochosa com o auxílio de um helicóptero, ele oferece a ilusão aos visitantes de que pode cair das montanhas, assim como a antiga Buffa di Perrero, como é conhecida na região a casa solitária.