Como Adam Sandler virou a celebridade mais influente da moda este ano?
Nem Harry Styles, muito menos Timothée Chalamet. O ator Adam Sandler, conhecido por estrelar filmes de comédia como "Como Se Fosse a Primeira Vez" e "Esposa de Mentirinha", foi a celebridade mais pesquisada do mundo no quesito "estilo". A novidade, um tanto quanto surpreendente, foi divulgada pelo Google em seu relatório final dos termos mais buscados na plataforma em 2021.
O top 10 contempla nomes ainda como Britney Spears (2º lugar), Doja Cat (5º), Harry Styles (6º) e Lizzo (9º).
Aos 55 anos de idade, o astro de Hollywood parece ter se transformado em uma nova obsessão da Geração Z quando a questão é a forma de se vestir. No TIkTok, o termo "sandlercore", que podemos traduzir como "estilo de Sandler", tem mais de 330 mil vídeos, em sua maioria protagonizados pela nova geração, em que o estilo do ator é alvo de discussão. Ou melhor, inspiração.
Caso você esteja se perguntando como isso aconteceu, a explicação é simples: um reflexo do período da moda durante os tempos de pandemia do coronavírus. E, consequentemente, do confinamento.
Como já discutimos aqui em Nossa, nunca se falou tanto do conforto — até mesmo da exaustão do termo — e das roupas mais "relaxadas". E Adam Sandler parece ter se tornado a personalidade ideal para preencher essa lacuna, sem nem ao menos se esforçar para isso.
Entre alguns dos looks com os quais o ator foi fotografado apareciam camisetas extra largas, shorts de basquete que desafiavam a cultura das (já canceladas) calças skinny, tênis de "pai" e óculos escuros com a lente espelhada. Tudo o que vamos no feed do Instagram junto com a hashtag #LookDoDia, mas da forma mais natural o possível.
O que, na verdade, acaba por ser o seu maior triunfo: a espontaneidade.
"Ele está representando o que todos nós fizemos durante o confinamento, que foi ficar com o mesmo moletom por uma semana, não tomar banho todos os dias e usar sapatos de casa velhos para passear com o cachorro", reforça um artigo publicado pelo New York Times.
Pare um segundo para pensar nos outros atores, da mesma geração, que já se consolidaram como galãs ao longo do tempo. Aqui, podemos listar Brad Pitt, Leonardo DiCaprio, George Clooney, Tom Cruise, entre inúmeros outros. Todos eles passaram por transformações de estilo ao longo do tempo para se encaixarem ao que "está na moda".
DiCaprio, por exemplo. Embora mantenha sua personalidade low profile, ou seja, longe dos holofotes quando a questão é sua vida pessoal, provavelmente foi o maior ícone de moda nos anos 80 e 90. Ainda jovem, inspirou uma geração ao usar seu cabelo repartido ao meio e criar um "padrão" para os jovens a época sobre como se vestir.
Já Adam, pelo contrário, se manteve fiel ao seu estilo — mesmo que se tornasse uma piada. O que, convenhamos, ser uma área que ele domina.
Desde que despontou como um dos maiores nomes do cinema Hollywoodiano, há cerca de 30 anos, Sandler desfilava pelos tapetes vermelhos e no chamado street style usando as mesmas roupas que, agora, estão mais do que nunca na moda.
Luxo nunca foi uma questão, mesmo tendo uma fortuna avaliada em US$ 420 milhões, cerca de R$ 2 bilhões.
Além da ascensão de itens de moda, tais como as calças de moletom e o oversized, outro elemento importante para que Adam Sandler tenha conquistado o pódio é o retorno da moda Y2K, que tem como referências as tendências dos anos 2000.
O que também explica o fato de Britney Spears estar logo atrás do astro na lista divulgada pelo Google.
Enquanto a diva pop apresentava calças de cintura baixa e roupas brilhantes, Sandler desde então já refletia um dos estilos mais populares e, sobretudo, que nunca sairá de moda: o "daddy", que os brasileiros podem conhecer como o "tiozão do churrasco".
Essa maneira de se vestir pode não ser a que aparece nas Semanas de Moda ao redor do mundo, mas provavelmente nunca perderá a sua autenticidade. Tal como o ator.
Em resumo, o sucesso por trás das buscas pelo nome de Adam Sandler reforçam um dos maiores pilares do sucesso na moda hoje em dia: o engajamento. Vestindo Balenciaga ou moletons de varejistas, virar meme — no melhor ou no pior dos sentidos — é o que fará com que seu nome se destaque.
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