Maradona ganha estátua polêmica em aeroporto de Buenos Aires; saiba por quê
Uma estátua em homenagem ao jogador Diego Maradona, falecido em novembro de 2020, foi inaugurada no Aeroporto Internacional Ezeiza, na região da Grande Buenos Aires na quarta-feira (15).
Segundo o jornal La Nacion, a escultura foi composta por peças, como um quebra-cabeças, impressas tridimensionalmente em tereftalato de polietileno, o material que conhecemos das garrafas PET.
Para conceber o design de Maradona, imagens do jogador durante a Copa do Mundo de 86 — o ano em que ele conquistou o título pela seleção argentina — foram coletadas para compor um molde feito por artistas digitais em softwares 3D, sobrepondo diferentes fotos do atleta durante o Hino Nacional do país para obter suas expressões.
O resultado foi segmentado em peças, ainda digitalmente, que foram impressas por 40 equipes simultaneamente para a fabricação, um processo que levou dez dias. Após a montagem, os detalhes artísticos foram feitos à mão para finalizar e dar ao design o "caráter" de Maradona, ainda de acordo com a publicação.
Apesar de os filhos do jogador já terem visitado e aprovado a obra de arte colorida em tinta automotiva, a peça não foi bem recebida por parte dos argentinos e fãs do jogador.
Enquanto, nas redes sociais, alguns questionaram a necessidade da instalação neste momento de crise no país e no mundo, outros citaram que Diego não seria um bom exemplo a ser admirado por considerá-lo um "agressor de mulheres" e "dependente químico".
"Acabou a pobreza?", questionou este usuário do Twitter. Outra ainda perguntou: "Não há algo mais importante em que se gastar dinheiro?".
"Bem-vindos ao país da droga, da pedofilia, do abuso e da ignorância", ironizou um terceiro.
Dentre os críticos, boa parte alfinetou ainda a semelhança entre a obra e o homenageado e ofereceu sugestões de quem teria sido a verdadeira inspiração para a estátua, como os atores Lou Ferrigno e Mark Ruffalo — ambos intérpretes do Hulk na tevê e no cinema — e até um senador romano.
Esta não é a primeira vez que uma estátua em homenagem a um jogador de futebol de um aeroporto é questionada pela semelhança com o ídolo.
Em 2017, um busto de Cristiano Ronaldo instalado no aeroporto da Ilha da Madeira foi tão criticada que o escultor fez uma nova versão, que substituiu a primeira um ano depois.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.