Ceia de Natal econômica: receitas para servir 5 pessoas por menos de R$ 100
Fazer uma ceia de Natal bacana sem gastar demais é possível? Sim. Mas com os preços altos como estão, pensar numa refeição festiva sem pesar o bolso se tornou um verdadeiro exercício.
O chef Edson Leite, criador da escola social Gastronomia Periférica, diz que o jeito é que se empenhar nos cálculos, no planejamento, na pesquisa de custos e nas negociações.
Mas fique calmo: para você cortar caminho nessa tarefa, desafiamos o cozinheiro a preparar um menu com entrada, prato principal e sobremesa por R$ 100 para cinco pessoas.
Uma das estratégias do chef foi o uso integral dos alimentos. Partes de um mesmo vegetal podem ser aproveitadas em diferentes receitas sem perder a variedade. Exemplo é a melancia, da qual usa-se a casca na sobremesa e a polpa e as sementes numa refrescante salada.
Essas receitas têm cheiro de Natal e são econômicas graças a um conhecimento ancestral".
Confira, abaixo, as sugestões de Edson e clique em cada imagem para ter acesso às receitas completas.
Entradas
Assim como a salada de melancia, a entradinha de maracujá usa a fruta inteira. A polpa vai no molho vinagrete, bem ácido, e a entrecasca (parte branquinha) é o item principal do prato. Para chegar a uma textura agradável é necessário deixá-la de molho em água quente.
Pratos
Um clássico de Natal, o lombo de porco recebe abacaxi no recheio e no molho e tem sabor ligeiramente agridoce. Vegetarianos ou carnívoros vão curtir a versão de carne louca feita com casca de banana e pimentão. Para acompanhar as duas pedidas há ainda o purê de banana, que fica pronto em 10 minutos.
Sobremesa
A melancia, que iniciou a ceia, garante o arremate da refeição com a compota natalina, que tem gostinho de cardamomo, cravo, gengibre e canela.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.