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Passageiro é expulso de voo nos EUA por usar calcinha no lugar de máscara

O passageiro expulso do voo da United Airlines por usar uma calcinha como "proteção" contra o coronavírus - Reprodução/Twitter
O passageiro expulso do voo da United Airlines por usar uma calcinha como "proteção" contra o coronavírus Imagem: Reprodução/Twitter

De Nossa

22/12/2021 08h30

Um passageiro foi expulso de um voo da companhia United Airlines na quarta-feira (15) após tentar embarcar em Fort Lauderdale, na Flórida, usando uma calcinha, em vez de máscara, como "proteção" contra o coronavírus.

O homem, identificado como Adam Jenne, afirmou à rede deTV NBC que esta foi "a melhor forma [que encontrou] para ilustrar o absurdo" que ele enxerga na lei federal americana que exige o uso de máscaras em viagens aéreas, exceto durante o serviço de bordo, quando ela pode ser removida para o consumo de alimentos ou bebidas.

"Não faz sentido. A covid não sabe que estamos em altitude de cruzeiro. É estúpido. A coisa toda é um teatro", reclamou. Esta não é a primeira vez que Adam tentou voar usando a calcinha vermelha como máscara.

"A cada voo, eu recebi reações diferentes da tripulação. Algumas mostram um apreço maluco, outras me confrontam". Nas viagens anteriores, no entanto, ele chegou ao seu destino final.

Desta vez, ele foi removido do avião que seguiria rumo a Washington e entregue ao xerife do condado de Broward. "No fim, eles chamaram a TSA (Transportation Security Administration, agência federal que conduz a checagem de aeroportos nos EUA) e a segurança. Eu acabei ficando no portão uns 45 minutos", relatou.

Após sua expulsão, o passageiro notou que outros que estavam no mesmo voo também retiraram suas máscaras, como ele, e deixaram o avião. "Acho que é prova que os passageiros já aguentaram o suficiente, os cidadãos já aguentaram o suficiente. Isso é uma bobagem", acredita.

Adam defende que seu protesto é pacífico e que seu objetivo "não era arruinar o dia de ninguém".

A companhia aérea ofereceu um reembolso do valor de sua passagem, mas apoiou a conduta dos comissários que não toleraram a ausência da proteção exigida para o voo.

"O cliente claramente não estava obedecendo ao mandado federal de máscaras e nós agradecemos a nossa equipe que lidou com o problema antes da decolagem, evitando quaisquer possíveis perturbações no ar", afirmou a United Airlines em comunicado à NBC.

Adam Jenne, no entanto, não tem planos de abandonar o uso de calcinhas a bordo dos aviões. "Quem sabe a Spirit Airlines tem mais senso de humor", ironizou.