Estrelinhas de canela: como fazer o biscoito de Natal da rainha Elizabeth
O palácio de Buckingham entregou na última semana uma das receitas do menu de Natal da família real britânica: biscoitos de canela.
As estrelinhas são preparadas pelos chefs pâtissiers da rainha, especializados em doces e sobremesas históricas, todo fim de ano. Confira a receita:
Estrelas de canela
Ingredientes:
- 360 g de açúcar de confeiteiro
- 85 g de claras de ovos
- 20 g de suco de limão
- 300 g amêndoas raladas
- 115 g frutas cristalizadas
- Raspas de meio limão ralado
- 12 g de canela em pó
- ¼ de colher de chá de cravo ralado ou em pó
Modo de preparo:
Coloque as frutas cristalizadas no processador até que elas atinjam a textura de uma pasta. Reserve.
Bata o açúcar de confeiteiro, as claras e o suco de limão até que se tornem um merengue de pico suave. Reserve um terço da porção para fazer a cobertura da massa no final.
Adicione todos os ingredientes restantes à maior parte do merengue e misture até se tornar uma massa.
Amasse com suas mãos a massa e espalhe-a em uma superfície forrada com papel manteiga. Coloque mais uma folha de papel em cima da massa e a estique com um rolo até que a camada tenha apenas um centímetro de altura. Distribua a massa em uma forma, também forrada, e cubra-a com uma camada fina de merengue.
Deixe a massa descansar na geladeira por, pelo menos, uma hora.
Retire a massa da geladeira e comece a cortá-la com uma tesoura ou cortadores em formato de estrelas ou diamantes. Os chefs da rainha encorajam a usar a sua criatividade.
Dica: Para usar cortadores já nos formatos desejados, é melhor ter uma tigela com água quente por perto. Mergulhe o cortador na água antes de cortar a massa, já que o calor ajuda a fazer a massa deslizar mais facilmente do metal e, por isso, obter um formato mais preciso.
Asse a massa em forno a 160ºC por 12 a 15 minutos. Se o seu fogão tiver dois fornos, use o superior, já que o calor localizado só na porção inferior da forma evita que o merengue mude de cor. Os biscoitos estarão completamente assados quando você puder levantar, gentilmente, as pontas do papel. O centro ainda deve estar macio e melado.
Deixe esfriar por meia hora antes de removê-los da forma. Você pode consumi-los imediatamente ou conservar em um pote completamente vedado por até 2 meses.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.