De cachoeiras a veleiro na represa: veja passeios na natureza em SP
A viajante Ana Paula Pereira Monteiro (@ms.aninha2) é apaixonada por passeios na natureza: em jornadas pelo Brasil, ela já fez trilhas em locais como os cânions do sul do país, as montanhas que cercam o Rio de Janeiro e Ilhabela, além de ser frequentadora assídua de cachoeiras, rios e praias selvagens.
Ana, porém, diz que moradores de São Paulo (como ela) não precisam ir muito longe para curtir uma imersão em locais dominados por belezas naturais — e tem dicas de lugares lindos (e, para muitas pessoas, totalmente desconhecidos) que ficam dentro ou relativamente perto da capital paulista.
Existem lugares incríveis em São Paulo e arredores onde é possível entrar em contato com a natureza e fugir do ambiente da maior cidade do país"
"Muitos destes locais só podem ser acessados por trilhas difíceis, que têm terrenos desafiadores para quem não está acostumado com esse tipo de aventura. Mas há três lugares dos quais gosto muito e que são acessíveis para todos", diz.
Passeio da represa
O primeiro deles, segundo Ana, é a represa Guarapiranga, na zona sul do território paulistano, onde é possível realizar uma atividade que irá parecer inusitada para muita gente: velejar.
"A represa é um ótimo lugar para curtir um dia de sol com amigos. E o melhor jeito de aproveitar suas paisagens é fazendo um passeio de veleiro. Este tipo de atividade, por exemplo, é oferecido pelo Veleiro Absoluto [@absolutoveleiro]. O seu Domingos e sua esposa, Adriana, são muito receptivos e proporcionam um dia inesquecível a bordo".
O passeio com o Absoluto costuma durar cerca de uma hora. E Ana recomenda que o velejo seja feito no final da tarde, quando o turista tem grandes chances de admirar um lindo pôr do sol, com o vento batendo em seu rosto.
Ao cruzar a água com o veleiro, o público vê constantemente os prédios de São Paulo no horizonte. Mas outras margens da Guarapiranga são forradas de verde, que, aliadas à calmaria da represa, formam um cenário perfeito para um dia tranquilo dentro da metrópole.
"E também é possível entrar na água. O pessoal disponibiliza coletes", conta.
Lago Cristal
Localizada na região da Serra do Mar e pertencente à cidade de Santo André (que faz parte da Grande São Paulo), Paranapiacaba é famosa por abrigar belas construções do século 19 que remetem a paisagens inglesas.
Mas, ao redor deste destino histórico, também existe uma enorme variedade de belezas naturais que encanta os amantes do ecoturismo, com cachoeiras e trilhas no meio da mata.
E Ana tem um amor especial por um atrativo específico desta região: o Lago Cristal.
É um lugar ótimo para se refrescar em dias quentes. E também é possível acampar na área"
"Para ter acesso ao local, é necessário fazer uma trilha de nível fácil, que costuma durar de 40 minutos a 1 hora de caminhada. Em alguns trechos da trilha, você passa por dentro de um riozinho de lindas águas claras. E, ao redor do lago, existem quedas d'água", conta
Ana diz que não é necessário contratar guia para realizar o passeio, "mas aconselho ir com alguém que já conheça a área. Você pode chegar até a entrada da trilha de carro".
Pico do Diamante
E para quem busca se afastar mais da capital paulista (mas não muito), a viajante recomenda a viagem rumo ao Pico do Diamante, na região da Serra da Mantiqueira — e que pode ser acessado a partir de Campos do Jordão.
"É um lugar incrível para contemplar o nascer ou pôr do sol. São quase 1.900 metros de altitude. Dá para chegar de carro até o local, mas a estrada não é muito boa. Mas é possível realizar o passeio em família, já que não é necessário fazer trilha".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.