Ceia de Ano-Novo: 20 receitas para receber 2022, de aperitivos a sobremesas
Pular três ondinhas, jogar flores ao mar, guardar sementes de romã, colocar um louro na carteira, usar branco da cabeça aos pés, fazer um brinde à meia-noite. Cada um tem seu jeito de passar a virada e esperar por um Ano Novo melhor.
As crenças, que variam de acordo com a região, a religião e a tradição da família, chegam à ceia. Há quem evite comer aves porque elas "ciscam para trás" e prefira, em nome do progresso, colocar na mesa cortes de porco ou postas de peixe.
Para alguns, não pode faltar lentilha, símbolo de fartura que promete atrair dinheiro. Outros escolhem um belo cacho de uvas para adornar a festa e garantir paz e sorte, característica relacionada também às frutas secas.
Nada adianta, porém, se as comidas não cumprirem seu papel primordial: satisfazer toda a família. Selecionamos 20 receitas que combinam com a data para inspirar a sua ceia.
Elas estão divididas entre petiscos, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas. Confira:
Petiscos
Seja para comer com a mão, tipo canudinho, ou para se servir num prato, caso do salpicão, as entradinhas são essenciais para acalmar o ânimo dos famintos.
Pratos principais
Dos peixes ao porco, passando pela carne vermelha, aqui estão cinco receitas saborosas para agradar da sogra ao sobrinho.
Acompanhamentos
Temperos e ingredientes fora do comum fazem de receitas triviais, como um simples arroz, especiais no Réveillon. Veja exemplos abaixo.
Sobremesas
Não dá para os docinhos passarem batido no Ano Novo. Garanta a sua dose de açúcar depois de um 2021 difícil e de pandemia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.