Com aspecto exótico e selvagem, Protea rouba a cena em arranjos florais
Quem quer investir na decoração da mesa, seja para as festas de fim de ano, ou então para uma ocasião especial, sempre busca surpreender com as flores do arranjo de centro. Para isso, uma ótima opção podem ser as Proteas, espécie exótica que rouba a cena de qualquer decoração.
De acordo com Juliana Zanetti Guimaro, empreendedora responsável pelo @florindaematildo, as Proteas são originárias da África do Sul e a mais famosa das variedades existentes é a King Protea (Cynaroides), que por lá é até um símbolo nacional.
Dona de uma beleza exótica e tamanho incomum, é considerada uma das flores mais antigas do planeta, com evidências de fóssil de pólen com quase 100 milhões de anos que justificam sua aparência pré-histórica", diz Juliana.
Segundo ela, a Protea é uma opção para quem quer surpreender de fato, pois é uma flor de aparência bruta, imponente e belíssima, que foge totalmente da associação natural que geralmente faz-se às flores: de delicadeza, pétalas frágeis ou caule fino.
"A planta é produzida no Brasil há aproximadamente 20 anos, mas por aqui só é vendida como flor de corte, não se consegue comprar dela plantada", explica.
Variedades
Conforme Juliana, existem cerca de 1,5 mil tipos de Protea, que possuem variados tamanhos, formatos e cores. "As mais comuns por aqui são a Cynaroide, a Eximia e a High Gold", destaca.
Seu nome deriva do Deus grego Proteus, que possuía o poder da metamorfose, possivelmente pelo fato de elas terem uma grande variedade de formas.
A família da Protea é bem diversificada. A flor simboliza a força da transformação, esperança e coragem", conta Juliana.
Mas toda essa beleza tem um preço. Apesar de depender muito da composição dos arranjos, um buquê com Proteas acaba sendo inflacionado, já que uma haste da Cynaroide custa em média R$ 230. "Por ser grande e vistosa, uma única flor já faz as vezes de um arranjo inteiro", comenta a empresária.
Decoração
Segundo ela, além da mesa de refeições por exemplo, a Protea pode ser usada como item decorativo em diversos lugares da casa.
"Por se tratar de flor de corte, não tem regra: basta acomodar num vaso com água (ela é pesada, então tem que ser um vaso robusto para aguentar) e escolher um lugar que tenha espaço suficiente, pois cada haste mede aproximadamente 50 centímetros", explica.
Só vale se atentar para não deixar o arranjo no alcance dos pets. "Apesar de não ter risco pelo contato, não é uma planta comestível, assim como a maioria, e pode ser tóxica se ingerida", avisa Juliana.
Para prolongar a vida útil da planta — e fazer valer o investimento — a dica é deixar a Protea secar para continuar decorando com ela em arranjos desidratados.
"Ela é bem mais resistente do que as flores de corte costumam ser — na água, dura cerca de duas semanas. Assim que as folhas começarem a escurecer, é só retirar da água e de preferência deixar pendurada de ponta cabeça em local fresco, arejado e protegido do sol.
Isso vai fazer com que ela passe pelo processo natural de desidratação, que deve acontecer em aproximadamente três semanas", orienta.
Segundo Juliana, aí é só deixar-se encantar pelas mudanças de coloração e estrutura que vão surgir aos poucos e em seguida eternizá-la como objeto de decoração.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.