Topo

Vai ter Carnaval... em Nova Orleans: máscara será obrigatória no Mardi Gras

Desfiles de rua colorem Nova Orleans na época do Mardi Gras - Reuters/Sean Gardner
Desfiles de rua colorem Nova Orleans na época do Mardi Gras
Imagem: Reuters/Sean Gardner

De Nossa

12/01/2022 12h40

Nova Orleans voltará a exigir o uso de máscaras em áreas internas durante a temporada de Mardi Gras, o famoso Carnaval da cidade americana.

A medida foi anunciada nesta terça (11) pela médica Jennifer Avegno, diretora do Departamento de Saúde Pública local, em uma coletiva à imprensa reportada pela rede CNN.

"Nós recomendamos fortemente uma máscara de alta qualidade. O que eu quero dizer com isso é uma máscara cirúrgica, ou uma KN95 ou N95, que oferecem proteção mais robusta", explicou ela, se referindo às proteções também conhecidas no Brasil através da sigla PFF2.

A exigência começaram a valer a partir desta quarta (12) e não há previsão para que a regra seja revogada.

Os EUA enfrentam atualmente os maiores índices diários de casos de covid-19 desde o início da pandemia graças à disseminação da variante ômicron do SARS-CoV-2, mais transmissível do que versões anteriores do vírus.

Com a temporada de comemorações de rua no início — os festejos devem culminar no Mardi Gras, a terça-feira de Carnaval que é extensamente celebrada na cidade —, Jennifer Avegno acredita que Nova Orleans "corre riscos de uma maneira que nenhuma outra cidade grande enfrenta".

De todos os testes realizados diariamente na região, 32% têm retornado com resultado positivo. "Este é um passo simples, colocar as máscaras novamente para encararmos nosso maior problema", alertou.

Para participar dos eventos na cidade, quaisquer pessoas de cinco anos ou mais deve apresentar prova de ter recebido ao menos uma dose de vacina contra a covid-19 ou um teste negativo para a doença realizado há, no máximo, 72 horas.

A partir de 1º de fevereiro, no entanto, duas doses de imunizante serão exigidos. A obrigatoriedade vale para frequentar restaurantes, bares, cervejarias, academias, complexos esportivos, casas de shows e espaços de eventos, pistas de boliches, salões de jogos, cassinos e etc.