Tem pastel de nata na China - e muito! Aprenda receita famosa em Hong Kong
Não são só os brasileiros que estão longe de Portugal e adoram um pastel de nata. Os chineses também. Chamado de dàn tã, que significa pastel de ovo, é encontrado com facilidade principalmente no Sul do país, tem preços atrativos e faz par perfeito para o chá da tarde.
Em Hong Kong, uma das lojas mais famosas é a Tai Cheong, que vende o docinho na Ásia desde a década de 1950. Por lá, a pedida tem massa quebradiça e recheio suave e amarelado — sem canela.
Outra versão da sobremesa, mais docinha, caramelizada e preparada com massa folhada, é característica de Macau. Sua popularização é atribuída a Andrew Stow.
O farmacêutico britânico foi trabalhar na China no final dos anos 1970 e, ao ser mandado embora, passou a se sustentar vendendo uma receita própria da especialidade portuguesa.
A pedida caiu no gosto da comunidade e, hoje, está também nas Filipinas e no Japão por meio da franquia que leva o seu nome, a Lord Stow's Bakery.
Colônias da Inglaterra e de Portugal, tanto Hong Kong quanto Macau, respectivamente, incorporaram alguns hábitos europeus, como a adoração pelo pastel de nata.
Filho de chineses, o paulistano Carlos Chen compartilha no TikTok as suas aventuras na cozinha e cedeu a Nossa o preparo do dàn tã típico de Hong Kong.
Confira a receita completa clicando na imagem abaixo:
Tiktoker sem fronteiras
Desde o início da pandemia, Carlos fica sozinho em casa. Na ausência dos pais e principalmente da mãe, que cozinha comidinhas chinesas para o dia a dia, teve que se virar para almoçar e jantar.
Assim, o jovem de 24 anos que é correspondente na TV estatal chinesa começou a colocar em prática o interesse que carrega desde a infância. "Sempre comi mais que as outras pessoas".
Por incentivo dos amigos, ele, que cursou relações internacionais e consome conteúdo de culinária de diferentes países na internet, resolveu colocar a cara no TikTok ao testar receitas de vários cantos do mundo.
Quero mostrar coisas além do estereótipo. Acho interessante para abrir a cabeça das pessoas em relação a outras culturas".
Mais de um ano depois, o perfil na rede social soma 336 mil seguidores e tem vídeos de doces e salgados da Jamaica, da França, de Madagascar, da Itália, do Japão, do Vietnã, dos EUA e, é claro, do Brasil e da China.
Assista à receita:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.