Topo

Turistas vandalizam rochas pré-históricas com assinatura em parque nos EUA

O petróglifo vandalizado por turistas no parque texano - Reprodução/Instagram
O petróglifo vandalizado por turistas no parque texano Imagem: Reprodução/Instagram

De Nossa

12/01/2022 14h43

Turistas vandalizaram petróglifos — rochas com inscrições e formas de arte pré-históricas — ao assinarem seus nomes na superfície da raridade no Big Bend National Park, no estado americano do Texas, em 26 de dezembro.

O alerta foi feito na última semana pelas autoridades na administração do parque, que possui diversas pedras do tipo — evidências do modo de vida dos homens primitivos no continente americano.

"O Big Bend National Park pertence a todos nós. Danificar partes da natureza e a arte nas rochas destrói a própria beleza e história que o povo americano quer proteger nos nossos parques. Em cada ocasião de vandalismo, parte da herança da nossa nação é perdida para sempre", lamentou o superintendente Bob Krumenaker em comunicado à imprensa.

A direção do parque pede ainda ao público informações que possam auxiliar na identificação dos responsáveis por avariar uma porção do patrimônio histórico americano.

Segundo informações divulgadas pela administração, mais de 50 episódios de vandalismo por parte dos turistas já foram documentados em Big Bend desde 2015.

Os arqueólogos no local alertam aos visitantes que, se avistarem quaisquer tipos de rabiscos ou alterações nas artes das rochas, não as tentem limpar sozinhos, apenas comuniquem a equipe do local, que é treinada para tentar minimizar os danos rapidamente, usando técnicas especializadas.

Big Bend National Park, no Texas (EUA) - iStock/Getty Images - iStock/Getty Images
Big Bend National Park, no Texas (EUA)
Imagem: iStock/Getty Images

No caso da pedra atingida em 26 de dezembro, parte da inscrição foi retirada, mas houve dano permanente à paisagem.

O Big Bend National Park fica entre o território texano e mexicano e é conhecido pelos seus cânions, fontes termais, pictogramas e diversidade natural — há 31 espécies de cobras e 22 espécies de lagartos vivendo entre pumas, ursos e linces, segundo as autoridades.