Plantas e pinturas de parede seguem em alta em 2022? Este apê diz que sim
No final de cada dia, Pétala Cavalcanti tem um ritual: cuidar das mais de 140 plantas que ocupam este apartamento e convivem com seu cão e três gatos.
Não falta alegria, desde que ela chegou, em março de 2019. As paredes são coloridas, ao contrário de antes, no branco total e com um reboco ruim, praticamente original, dos anos 1960. Morando em Curitiba, Paraná, ela sabia que o espaço generoso de 130 m² merecia uma renovação. Começou a fazer tudo sozinha — os registros estão no @apedaperola.
"Quando o encontrei estava barato, a moradora queria se mudar rápido. O banheiro tinha azulejos de uma cor só. Comecei a reformar com dicas do Pinterest", conta.
Mas Pétala não ousa sem conhecimento. Tatuadora e estudante de Artes Visuais, ela tinha estudado marcenaria por um tempo. Por isso fez alguns móveis, como a despensa, a bancada da cozinha e a bancada do banheiro. E ainda pintou as paredes sozinha.
O pior foi furar as paredes para instalar as prateleiras e ver todas caírem."
Força e resiliência
Pétala precisou reforçar a parede e aprender a parafusar melhor. "Foi trabalhoso fazer muitas coisas em curto período, mas vejo esse processo como algo prazeroso. Até hoje quando acordo e vejo uma parede branca quero inventar", diz ela, que conta com o companheiro, Lucas, para as aventuras decorativas.
Na sala, a dupla chegou a refazer o reboco para que a instalação da rede de balanço fosse mais segura. "O estilo do apartamento é colorido. Nunca tinha usado amarelo e todas as cores puxaram para isso aqui", diz ela. Mas nada é definitivo. O apê vive mudando, dando boas-vindas a plantas novas e à vida.
Dicas
- Estude. "Sim, planeje e avalie antes de fazer algum projeto. Aprendi muito com os erros. Antes de quebrar a parede, pense em como fazer e se você tem habilidade ou precisa contratar alguém."
- Plantas. "Eu aconselho começar devagar e pesquisar muito. Busque as plantas de acordo com a insolação do seu apartamento e que se adeque à sua rotina, ao quanto você tem de tempo para regá-las e cuidar. Não ultrapasse essa linha, porque é trabalhoso."
- Faça com o coração. "Você não precisa seguir um estilo só na sua casa. Construa seu lar aos poucos, de forma que você queira sempre voltar para ela. Sinta-se bem nela, isso é o que mais importa."
- Descubra sua cor. "Trabalho pintando murais também. Por isso tenho muita tinta e cores em casa, sempre mexo nos leques. Mexa nas cores e teste na parede. Vi que amarelo me deixava animada, feliz. Adoro acordar cedo e sou uma alegria só. Experimente cores sem medo."
@s que me inspiram
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.