Com cara de torta, pizza símbolo de Chicago é alvo de apaixonadas disputas
Se você for a Chicago, não deixe de fazer esse teste divertido com os locais: "Lou Malnati's ou Giordano's?". Pode acreditar, todo mundo tem uma opinião para você conhecer a deep dish pizza, um dos pratos mais tradicionais da cidade.
Não se trata da redonda como os brasileiros estão acostumados, nem tem a carinha da tradicional pizza napolitana que tantos restaurantes em São Paulo adoram exibir como diferencial.
No lugar do disco maleável, uma espécie de massa mais rígida, com bordas mais altas (um "prato fundo de pizza", afinal). Há um ótimo motivo para a base ser assim: o recheio é um verdadeiro mar de queijo e molho. Se virá acompanhado de mais ingredientes, como peperoni ou pimentão, só o gosto do freguês pode ditar.
E para quem pensar que é comida para turista, ledo engano: o público local é apaixonado não só pela vedete (a pizza), como pelo clima dos ambientes em que ela é servida.
Mesas circulares, balcões, famílias e grupos de amigos conversando animadamente ou de olho em algum jogo da televisão. Tudo regado a cerveja leve ou a copos e copos de refrigerante.
Outro destaque é o serviço: garçons e garçonetes se esmeram em cortar gordos pedaços da grossa pizza com uma espátula e servir rapidamente para que o queijo não se espalhe, mas que seja o suficiente para criar um fio entre a pizza e o prato.
Truque para abrir o apetite — e que dá muito certo, até para quem nunca imaginou cair de amores por quitute tão explicitamente calórico.
Não é comida, é paixão
Se a descrição do prato fez você salivar, é bom já ir escolhendo seu time na próxima visita a Chicago. Isso porque o título de deep dish pizza mais querida é alvo de disputa ferrenha entre Lou Malnati's e Giordano's e conhecer a iguaria é programa gastronômico obrigatório.
Enquanto Lou Malnati's alardeia que segue a mesma receita de família desde os anos 40, a Giordano's se autointitula a "número 1" de público e crítica. Desde os anos 70, quando ambas estabeleceram lojas próprias, a briga é tão intensa quanto a entre as torcidas do Cubs e do White Sox (para quem não manja beisebol, o equivalente a um Fla-Flu).
Quer a menos "programa de turista" ou a "mais popular entre os visitantes"? Ainda que no centro da cidade — lotado de atrações turísticas — as duas redes estejam presentes, dá para ter uma ideia de onde procurar a "sua" pizza pela fala dos representantes das duas marcas.
A gerente de relações públicas da Lou Malnati's, Natalie Levy, conta que a pizzaria é paixão tanto de turistas, quanto de locais. Mas que a maior parte do consumo vem mesmo dos moradores dos subúrbios, tanto para almoço, quanto para janta.
Já nas lojas da Giordano's, o CEO Yorgo Koutsogiorgas garante que os turistas procuram a "melhor deep dish pizza de Chicago" duas vezes mais que os locais.
Faz questão de um fast-food com ingredientes de qualidade? Essa é a maior propaganda de ambas — ainda que a da Lou Malnati's seja imensamente mais detalhada.
Enquanto a Giodano's garante usar os melhores queijos, a concorrente afirma que tem nas receitas a mussarela mais fresca produzida em uma pequena fazenda que tem sido fornecedora da rede há mais de 40 anos. O molho da Giordano's é dos melhores tomates. O da Lou Malnati's é de uma seleção anual de produtos da Califórnia.
A farinha da Giordano's garante a massa amanteigada, diz Yorgo. Já a Lou Malnati's conta que o segredo da crostinha é? SEGREDO DE FAMÍLIA.
Tradição compartilhada
Apesar dessa rivalidade, em um ponto Giodano's e Lou Malnati's concordam: ninguém vai tirar o posto da deep dish pizza de prato-símbolo da cidade, ainda que Chicago hoje seja considerada um importante pólo gastronômico, com nomes da alta cozinha espalhados por luxuosos endereços da cidade.
"Entre os vários restaurantes, cena da alta gastronomia e foodies apaixonados, damos as boas-vindas a todas as culturas gastronômicas", crava Nathalie.
O senhor Koutsogiorgas dá um toque mais passional à sua defesa (como os bons "chicagoans"):
As pizzas estão entre nós há milhares de anos e é acolhedora, fácil de entender e querida no mundo todo.
Nos bons e maus momentos, a Giordano's manteve sua popularidade porque em um mundo de fluxo constante, seguiu fiel ao que a mantém a lealdade de seus consumidores: uma escolha autêntica, confiável, acolhedora e realmente deliciosa".
A origem da iguaria
Ainda que a competição concentre boa parte dos holofotes, a verdade é que a origem da bendita pizza não é totalmente comprovada.
Segundo Peter Regas, do PizzaHistoryBook.com, o que se sabe, com certeza, é que o primeiro estabelecimento que serviu o prato foi a Pizzeria Uno, localizada no número 29 da rua East Ohio, em Chicago. A data do nascimento do quitute? Ninguém tem sabe ao certo.
Pode ter surgido em dezembro de 1943, quando abriu a Uno ainda sob o nome de "The Pizzeria", mas fotos dos anos 40 e 50 revelam uma pizza muito mais fina que a famosa deep dish.
Os proprietários da Uno garantem, porém, que em 1945, o prato nasceu em receita de Ike Sewell. Tese contestada por estudiosos, uma vez que Ike não estaria envolvido nas primeiras receitas da casa.
Alguns acreditam que Rudy Malnati Sr, gerente da Uno e pai dos criadores da Lou Malnati's foi o "pai da pizza".
Há ainda uma terceira hipótese: a de que quem criou a deep dish foi o artista ítalo-americano Ric Riccardo e primeiro dono do "The Pizzeria" (futura Uno). A receita original teria sido aprimorada pela cozinheira Alice Mae Redmond em meados dos anos 40 e a massa teria "engrossado" (por motivo e autor desconhecidos) entre os anos 50 e 60.
Um ícone cheio de história não passa despercebido, como fica bem claro. Então, na próxima visita a Chicago, quando bater aquela fome após bater perna pela bela cidade, não hesite: vai de pizza (qualquer que seja o "templo" escolhido).
*A jornalista viajou a convite de Choose Chicago.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.