Havaí poderá exigir de turistas passaporte da vacina com dose de reforço
O governador do Havaí, David Ige, anunciou à imprensa americana que sua administração está estudando a possibilidade de mudar a definição local de "completamente vacinado" de duas doses para três — exigindo a vacinação de turistas com doses de reforço para a entrada no estado e nos principais estabelecimentos da região.
Caso a medida seja aprovada e entre em vigor, viajantes que não tomaram a dose de reforço contra a covid-19 deverão cumprir quarentena de cinco dias imediatamente após a chegada.
Os custos de hospedagem e alimentação deverão ser cobertos pelo próprio turista. "Sabemos que a comunidade precisa de tempo para reagir a isso, então teríamos de oferecer ao menos duas semanas para aqueles que não estão com seu esquema vacinal atualizado ter a oportunidade de se vacinarem se for preciso", ponderou o governador ao jornal local Honolulu Star-Advertiser.
David Ige ainda afirmou que está em contato com os governos municipais e com parceiros das redes hoteleiras locais para incentivar a exigência também da vacina de reforço em eventos públicos e reuniões. Aqueles que já têm passagens marcadas para os próximos dias não devem ter sua terceira dose exigida, ainda, mas é preciso se manter atento às atualizações para viajar nas próximas semanas.
O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), órgão federal que monitora a pandemia nos EUA, ainda não orienta a exigência da dose de reforço de viajantes internacionais e domésticos. No entanto, outros países já fazem o mesmo desde o segundo semestre de 2021, como é o caso de Singapura.
Atualmente cerca de 75% da população do Havaí é considerada completamente vacinada com duas doses de um imunizante autorizado pelo FDA, a Anvisa americana. São elas as vacinas da Moderna, Pfizer e Janssen.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.