Quer começar no mundo dos queijos? Experimente fazer uma ricota caseira
A ricota é o cartão de visita perfeito para quem deseja entrar no mundo dos queijos. Bastam três ingredientes e 20 minutinhos para prepará-la de forma caseira — e ficar contente com o resultado.
"Uma das facilidades é poder usar leite de caixinha. No processo de pasteurização, ele é aquecido a uma temperatura tão alta que fica impossível dar o ponto nos queijos. A ricota é exceção pela textura esfarelada", explica Mariana Veiga, que faz queijos por hobby há 10 anos, a Nossa.
É recomendado para iniciantes. Basicamente, precisa só esquentar o leite a uma temperatura certa (85 graus) e colocar o ácido cítrico".
Quem não tem termômetro deve ficar atento às bolhas de evaporação. "É uma temperatura de quase fervura". Outro truque que ajuda os inexperientes é aquecer o leite em banho-maria para evitar que o líquido queime no fundo da panela.
Depois de ficar quentinho, o leite deve ser talhado com a ajuda de ácido cítrico (facilmente encontrado na internet ou em lojas especializadas em confeitaria). "Vinagre e limão também servem. A diferença é que podem deixar um sabor residual que nem sempre as pessoas curtem".
Nos dois casos, a dica é colocar acidez aos poucos — assim que chegar na proporção correta, o leite talha. Feito isso, fica fácil: é só esperar um pouquinho para drenar a ricota e temperá-la com sal e as ervinhas que gostar.
Confira a receita completa clicando na imagem abaixo:
A partir do brie
Há 10 anos, quando ainda exercia a profissão de advogada e morava em São Paulo, a atual moradora de Bled, na Eslovênia, fez uma compra internacional que despertaria uma paixão. Era um kit de preparar brie.
Era muito legal. Comecei a fazer para dar de presente para os meus amigos. Eles achavam o máximo".
A partir daí, Mariana não parou e se aventurou por outros tipos: queijo minas frescal, gorgonzola, coalho, muçarela, gorgonzola, gouda... "Sou enjoada para comer, mas para queijo nunca fui chata", conta ela, que aprendeu a cozinhar com a mãe e era fã de "Note e Anote", programa de culinária apresentado por Ana Maria Braga.
Não houve um momento, porém, que o gosto pela gastronomia, em especial pelos queijos, tomou o lugar de profissão. Nem em 2021, quando ela começou a produzir conteúdo para o YouTube com o objetivo de ensinar os colegas como fazer os quitutes durante o lockdown.
"É um momento de lazer. Gosto de fazer quando estou a fim e de compartilhar o resultado com meus vizinhos e no trabalho. Eles ficam ansiosos para provar algo novo".
No canal "Com a Faca e o Queijo na Mão", ela facilita a vida dos iniciantes com receitas adaptadas para a realidade brasileira e oferece kits montados, como aquele de brie que a fez dar o primeiro passo nesse universo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.