Parece tangerina, mas é um cogumelo com textura de pão e adocicado; conheça
Com algumas exceções, como o shimeji, o shiitake e o Paris, o consumo de boa parte dos cogumelos fica restrito a certa região. Na Patagônia, por exemplo, é abundante o Cyttaria darwinii. Curioso, ele lembra a mexerica pela aparência alaranjada e o tamanho.
Numa viagem por Ushuaia, a Terra do Fogo, na Argentina, o chef Felipe Schadler encontrou o fungo e contou que o sabor é adocicado e a textura lembra a de um pão de fermentação natural.
O Cyttaria darwinii foi batizado em homenagem ao naturalista, geólogo e biólogo Charles Darwin. Ele coletou a espécie durante sua viagem à Terra do Fogo no navio HMS Beagle, em 1832. No dia a dia, porém, a iguaria leva o nome de de pé de índio/indiano.
O cogumelo cresce como um parasita na árvore faia do Sul em países da América do Sul, especialmente Chile, Uruguai e Argentina. Seu consumo faz parte da tradição dos povos nativos da região.
Mais cogumelos incríveis
Outros tesouros do reino fungi são o cogumelo com gosto de pastrami (carne bovina curada e defumada), apresentado ao mundo da gastronomia pelo premiado cozinheiro René Redzepi, do Noma (Dinamarca), e o Laetiporus sulphureus.
Sazonal, ele cresce em carvalhos, eucaliptos, teixos, castanheiras e salgueiros e chega a ter 45 quilos. É popularmente conhecido como frango da floresta pela textura similar a da ave. No ano passado, uma colheita feita no Sul do Brasil possibilitou a iguaria ir à mesa do 31 Restaurante, em São Paulo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.