São Paulo ganha ciclovia de 75 km para ligar cidades na Rota das Frutas
O estado de São Paulo ganhará uma nova ciclovia, de 75 quilômetros, que interligará as cidades da chamada "Rota das Frutas": Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Itatiba.
Anunciada nesta quarta-feira (26) pelo governador João Doria, a estrutura será inaugurada no sábado (29) com o objetivo de estimular o turismo na região, além de permitir um deslocamento mais seguro e sustentável de moradores.
"A ciclorrota das frutas está totalmente concluída, tem quatro pontos de acesso, todos com banheiros, espaços para alimentação e áreas para o estacionamento seguro das bicicletas e dos automóveis que forem levar os ciclistas até lá", informou Doria.
Ainda de acordo com o governador, todo o trajeto foi sinalizado segundo o padrão internacional e é monitorado com câmeras de segurança. Haverá também assistência mecânica e de saúde no percurso, o primeiro deste tipo no país que foi construído em rodovias.
A Rota das Frutas passa por pontos turísticos como o Mosteiro de São Bento, em Vinhedo, pela estação ferroviária, em Louveira, além de propriedades frutíferas e comércios regionais.
Em novembro de 2021, parte desta região — que compreende áreas dos municípios de Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo — se uniu para compor Serra Azul, o segundo distrito turístico de São Paulo.
Segundo o governo estadual, as cidades de Serra Azul devem, em breve, estabelecer resoluções conjuntas para tornar todo o distrito um espaço com circulação totalmente acessível a ciclistas.
A região conta com dois parques temáticos, Wet'n Wild e Hopi Hari, o maior outlet da América Latina e um shopping suspenso na rodovia dos Bandeirantes. O governo Doria estima que Serra Azul receba investimentos privados de R$ 1,8 bilhão e gere 7.440 novas vagas de emprego até 2026, o que deve aumentar o fluxo de visitantes em até sete milhões de pessoas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.