Moradora de apê alugado que desenhou seus móveis dá dicas para décor única
Bem no início da pandemia de covid-19, que neste 2022 completa dois anos, a programadora Daniela Araújo passou a trabalhar em home office. Trabalhar e dormir no mesmo cômodo, você sabe, tornou-se a realidade de muita gente — mas ela simplesmente não aceitou e saiu em busca de um apartamento maior em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
"Quando realmente parecia que ficaríamos em isolamento, que duraria só 15 dias, já estava com as chaves na mão. Não conseguia me mudar porque todos os envolvidos estavam bloqueados, sem poder sair", lembra. Quando o Brasil reabriu, Dani se mudou, em meio às incertezas mesmo.
Como todo apartamento alugado, havia reformas a serem feitas e melhorias que ela encarou com coragem — afinal, nem todas foram aceitas pelo proprietário, o que é comum. "Comecei pela cozinha, depois o banheiro passou a pedir uma renovação e por aí fomos alterando", conta. Ela e o namorado, Ricardo, que passou a morar lá, tiveram ajuda do escritório Pulsar Arquitetura na reforma.
"Planejamos alterações que poderiam ser desmontadas e levadas para outro lugar. Moramos no meio da obra, foi um caos, mas passou", ri. Inquieta, ela se entusiasmou para terminar os outros ambientes. "Descobri um aplicativo no qual é possível desenhar a planta da casa e testar ideias. Assim, tive uma boa luz de como ia ficar", diz ela, que mostra tudo no perfil @adanimoraaqui.
O quarto verde é uma das boas ideias, com prateleira de plantas — surgiu de uma das referências que ela tinha. No home office, a bancada grande e sonhada foi desenhada por ela, agora acomodando o casal.
Vida no apê
As 155 plantas contabilizadas naquele começo só aumentaram durante esses dois anos e pontuam os espaços com cores e formas vibrantes, agora banhadas por luz natural. Em prateleiras, elas dão um belo efeito a cada espaço.
Até o gato, que estava estressado e obeso, ganhou um playground idealizado por Dani.
"Foram várias ideias para chegar ao que queria na sala", diz ela, que também fez faculdade de Artes Visuais e tem facilidade no desenho.
Aliás, ela dá a dica: "Desenhar seus móveis é muito gratificante. Se você não encontra o que quer no mercado, vá fundo." Em breve, o casal se muda para Berlim — e a gente vai acompanhar ansioso pelo novo apê.
Dicas da Dani para ter um apê lindo, mesmo alugado
- Conheça seu gosto. "De forma geral, é difícil saber o que queremos. Parta de referências. Leia o que cada imagem desperta em você, do que gostou. Um objeto, uma textura...veja o que há de comum entre elas."
- Fazer obra ou não? "Se for necessário, faça. A obra passa e ficam as coisas boas, embora seja um caos. É mais questão de saber se é importante para você ter um lar bonito - e de investir no que te faz feliz."
- Desenhe seus móveis. "Gostei de ter um profissional dando suporte, mas é muito gratificante colocar a mão na massa também. Saber que você idealizou uma coisa e funcionou é muito bom. Encontre um marceneiro que te entende e vá fundo nas criações."
- Críticas? Só aceite pix. "É importante saber que as pessoas vão dar opinião sobre o que você escolheu. Muita gente criticava as minhas plantas, mas sou eu que vou cuidar. Simples assim."
- Identidade. "Minha casa é muito eu, gosto do colorido. Coloque sua personalidade nela e saia da decoração comum. Entenda o que te faz feliz e aposte nisso."
@s que me inspiram
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.