Topo

Tutores de gata superobesa reagem a ameaças de morte nas redes

Liznya, gata russa considerada um dos felinos mais gordos do mundo - Reprodução/Redes Sociais
Liznya, gata russa considerada um dos felinos mais gordos do mundo Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Mateus Omena

Colaboração para Nossa, em São Paulo

27/01/2022 14h41

Os tutores de um dos gatos mais gordos do mundo receberam reagiram às duras críticas de internautas que os acusam de abusos do animal. Algumas das mensagens continham ameaças de morte, na Rússia.

A confusão gira em torno de Liznya, uma gata doméstica russa obesa que conquistou mais 9.000 seguidores no Instagram que se apaixonaram por sua personalidade.

Apesar do tamanho alarmante da gata, seus donos, cuja identidade não é exposta nas redes sociais, insistem que ela não consome grandes quantidades de comida e se alimenta de acordo com que o veterinário aconselha desde que ela inchou durante e após a gravidez.

Um dos tutores do animal afirmou que os comentários agressivos o deixaram bastante perturbado e esclareceu: "Há alguns mal-entendidos. Nunca tentamos superalimentar Liznya. Algumas pessoas escreveram que fazemos isso de propósito. Como você imagina isso? Ela até se recusa a comer qualquer outra comida que não seja sua dieta".

E reforçou: "É verdade que nossa gata estava grávida e, em seguida, foi esterilizada, mas esses fatores não a tornaram obesa. Ela começou a ganhar peso rapidamente desde a gravidez e ainda mais rápido depois disso".

Em um post no Instagram, os donos de Liznya explicaram que sua dieta consiste em cerca de 29 g de ração animal e a consulta com o veterinário ocorre com frequência, especialmente para fazer revisões de sua dieta.

"Ela vai ao veterinário muitas vezes e seu plano de dieta vem passando por várias atualizações. Agora ela parece ter parado de ganhar peso com o esquema atual, mas ainda há problemas em perdê-lo. Não conseguimos levá-la ao veterinário mais vezes que o habitual, mas definitivamente faremos isso de novo e de novo, se necessário", escreveram.

De acordo com o tabloide britânico DailyStar, após esclarecerem a maneira como cuidam da gata, os tutores continuaram recebendo mensagens de usuários que desejavam suas mortes, além de outras críticas que indicavam que a felina era incapaz de andar por causa do sobrepeso.

"Não apoiamos nenhum tipo de abuso e não toleramos essas ameaças que chegam até nós. E também não podemos ignorar que alguns apontam que nosso gato estava mais magro em 2020. É verdade, mas ela não ganhou muito peso desde então, veja outras fotos antigas tiradas de um ângulo diferente para ter certeza", se defenderam. "E sim, Liznya pode andar, ela até adora brincar de caça! Nós concordamos que ela precisa ser mais ativa para perder peso", completaram.

Os donos de Liznya afirmaram respeitar as preocupações em relação à saúde e integridade da gata, mas reprovaram as alegações falsas sobre os cuidados do animal. "Se algumas pessoas ainda não acreditam no que foi dito acima, bem, essa é a sua opinião, mas por favor, não espalhe informações falsas e não deseje que os donos morram. É triste ler mensagens como esta".