Topo

Artista goiano se inspira na dança e no Cerrado ao criar objetos para casa

Feito à Mão - Marcus Camargo - Arquivo Pessoal
Feito à Mão - Marcus Camargo Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

01/02/2022 04h00

Marcus Camargo

Marcus Camargo

Quem é

Designer formado pela faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, o artista atua à frente de seu estúdio homônimo, com criações múltiplas

Da dança vêm os movimentos que embalam tudo o que sai das mãos de Marcus Camargo. Pode reparar: curvas sinuosas, leveza e balanço permeiam os objetos, tão diversos. Ele mesmo levou tempo para perceber que era esse o fio condutor.

Desde os 10 anos ele ganhava destaque em Goiás com a dança profissional, deixada de lado no momento de fazer carreira no design, mas nunca esquecida. Sorte a nossa.

Marcus Camargo posando com a coleção Pertencimento - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Marcus Camargo posando com a coleção Pertencimento
Imagem: Arquivo Pessoal

"Sou de família criativa. Meu pai e meus irmãos tocam violão, minha bisavó pintava, minha mãe sempre deu a liberdade para criar o que quisesse, sem podas. Sempre estive envolvido com a arte, livremente", diz Marcus, diante da pluralidade de suas coleções. Ora ele produz cerâmicas, ora são tapetes, luminárias, azulejos, pinturas...

Criações da coleção Coralinas - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Criações da coleção Coralinas
Imagem: Arquivo Pessoal
Vasos da coleção têm esculturas - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Vasos da coleção têm esculturas
Imagem: Arquivo Pessoal

Os entornos de Goiás e as paisagens do Cerrado que inspiraram Cora Coralina são terreno fértil, por onde ele transita. "Meu trabalho tem linhas orgânicas, movimento, organicidade. Tem simbologias e sempre a manualidade", aponta.

No momento, a tapeçaria independente ocupa suas mãos no ateliê, entre as coleções que faz para outras marcas ou em parceria com projetos como o Mulheres Coralinas, de Goiás. Em breve, uma casa na Chapada dos Veadeiros vai concentrar essa multiplicidade de criações e se beneficiar de seu talento na cenografia.

Estará aberta a temporadas, um prato cheio para quem ama design, trabalhos manuais e natureza. É esperar para ver quanta poesia terá.

@s que me inspiram

@projetosertoes

“Me inspira por ser muito brasileiro, tão genuíno e maravilhoso. Por meio dele vejo como a nossa cultura é poderosa, forte e elegante.”

@casaaltachapada

“Me inspira por ser uma concretização de um sonho, um refúgio criado por mim e pelo arquiteto Giordano Rogoski. Um pouco de tudo que acreditamos sobre morar, num lugar inspirador, no meio do cerrado da Chapada dos Veadeiros.”