Topo

Panos de vidro trazem luminosidade e integram. Saiba como adotar em casa

Pano de vidro é recurso ideal para quem busca maior integração com a área externa - Getty Images
Pano de vidro é recurso ideal para quem busca maior integração com a área externa
Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Nossa

04/02/2022 04h00

A sensação de entrar em imóveis onde panos de vidro substituem as tradicionais paredes tem uma pegada extra de bem-estar. Poder enxergar além dos limites do cômodo, geralmente banhado por muita luz natural, torna o ambiente bem mais aconchegante. Por isso a alternativa para separar espaços com vidros é sempre bem-vinda.

Luminosidade, integração e amplitude são características desse tipo de intervenção, que pode dividir áreas internas de uma casa ou apartamento, como também ser voltado para o externo. Quando o pano de vidro é adotado para separar as partes de dentro e de fora do imóvel, alguns detalhes precisam ser levados em consideração.

Um dos principais fatores é que o vidro não tem um bom isolamento térmico.

Deve-se ter em mente que não barrará muito bem o frio, nem o calor", observa a arquiteta Alice Martins, do escritório AMFB.

Pano de vidro divide quarto e banheiro - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Pano de vidro divide quarto e banheiro
Imagem: Getty Images/iStockphoto

"O vidro tende a potencializar o calor incidente sobre ele, por isso, vale optar por modelos com proteção solar, a fim de garantir conforto térmico e controlar essa incidência", continua a arquiteta Luciana Uras, do Studio ArquitetURAS.

Se há barulho que incomoda, vidros duplos ou laminados podem solucionar o problema acústico. E como o quesito segurança não deve ser ignorado, vidros blindados são boas alternativas.

Há, no mercado, opções de 6, 8 e 10 milímetros, com resistência mecânica e térmica", cita Luciana Uras.

Quanto mais grosso, mais reforçado e seguro, obviamente.

Como ela lembra, apesar de rara, existe a possibilidade de o vidro explodir quando exposto a sons altos, ventos e vibrações. "O blindado faz que, em condições como essas, o vidro se quebre em fragmentos arredondados e menos cortantes, evitando acidentes graves", esclarece.

Parede de vidro divide cozinha da sala de estar - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Loft com pano de vidro revela paisagem ao redor
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Tipos mais comuns para panos de vidro

  • Temperado incolor de 10 milímetros: um tratamento térmico realizado no vidro garante maior rigidez e resistência. Ao se quebrar, ele se transforma em pedaços pequenos, com bordas arredondadas, menos cortantes;
  • Laminado temperado incolor de 10 milímetros: formado por duas chapas de vidro intercaladas por película plástica, oferece maior resistência. Quando se quebra, os cacos não se espalham, pois ficam presos na película central. Ainda elimina os ruídos externos e protege o mobiliário dos raios ultravioletas de forma mais eficiente;
  • Refletivo temperado incolor de 10 milímetros: controla melhor a incidência solar, refletindo parte da radiação e absorvendo outro tanto, o que minimiza o calor que atinge o ambiente interno. Essa alternativa, porém, modifica a estética do espaço -- por ser reflexivo, tem o efeito semelhante ao de um espelho.

Fontes: Alice Martins e Flávio Butti, do AMFB Arquitetura; e José Cravo, da JC Vidros.

A escolha das esquadrias

Alumínio e madeira garantem segurança e beleza nos panos de vidro - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Alumínio e madeira garantem segurança e beleza nos panos de vidro
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De acordo com o arquiteto Flávio Butti, para definir a esquadria que acompanha os panos de vidro, é preciso considerar a arquitetura do imóvel e a vedação do espaço.

A escolha pode ser entre esquadrias de madeira, que normalmente têm mais manutenção, ou de alumínio, com menos manutenção.

Se elas deverão ter um toque mais moderno, mais rústico ou mais contemporâneo, em cada um dos casos, tende a variar bastante a questão da escolha do material", opina.

Parede de vidro divide cozinha da sala de estar - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Parede de vidro divide cozinha da sala de estar
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Peças de madeira costumam ser mais largas, o que significa o uso de menos vidro. De alumínio, há diversas opções de perfil mais fino.

"A escolha realmente varia conforme o tipo de arquitetura do local, o grau de integração que deseja que tenha com a outra área, a segurança e o clima que deseja que o ambiente tenha", resume.