O que fazer na praia de Atlântida, o trecho mais badalado do litoral gaúcho
A praia de Atlântida, na cidade de Xangri-lá, no litoral norte do Rio Grande do Sul, foi o cenário de estreia de Cozinha Por Aí, a nova série Gastronômica de Nossa.
O programa é comandado por Pedro de Bem (@rakun.p). Com apenas 25 anos de idade, o cozinheiro já coleciona experiências em cozinha de fusão na Austrália e em restaurantes no Rio Grande do Sul. Mas gosta mesmo é de estar do lado de fora. "No restaurante eu ficava aflito porque estava sempre em um lugar fechado. Estar ao livre me faz sentir vivo, por isso eu gosto de gravar na rua ou, neste caso, na praia", contra Pedro.
Dizem que esse extenso pedaço de areia batida no litoral gaúcho tem ares de Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos, sobretudo pela pegada surfista e pelo píer que lembra o de Huntington Beach, oficialmente, a "Cidade do Surfe".
Confira dicas do que fazer na Praia de Atlântida, a 140 quilômetros da capital gaúcha.
Plataforma Marítima de Atlântida
Equipado com um restaurante em uma de suas extremidades, esse píer em forma de L atrai surfistas e amantes da pescaria.
Pedro, que surfa desde os 7 anos, lembra que é um dos pontos preferidos de surfistas de Porto Alegre, por conta da proximidade com a capital e pelas boas condições marítimas para a prática do esporte.
A plataforma é em mar aberto e a corrente é muito forte. Por isso, tem dias que a gente entra para surfar em Xangri-lá e termina em Capão da Canoa, cidade vizinha a 6 quilômetros dali"
E como ele mesmo recomenda no primeiro vídeo da série, a dica é chegar bem cedo para aproveitar a faixa de areia sem muitos banhistas.
Ramblas by Roubadinhas
Esse complexo gastronômico em uma área ao ar livre de 50 mil m² fica na Avenida Central e abriga lojas-contêineres, casas noturnas, bares e restaurantes.
São restaurantes com uma pegada mais jovem e uma cozinha mais trabalhada que foge dos cardápios tradicionais. É como uma versão reduzida dos restaurantes de Porto Alegre"
Entre as dicas gastronômicas do local, Pedro recomenda o Pastasciutta, cozinha com pratos para compartilhar, como a salada com burrata e macarrão com molho 4 queijos, e o restaurante tailandês Asiana.
"O pad tahi de camarão é um prato leve e bem servido, com macarrão de arroz e castanha de caju crocante. O restaurante Asiana conseguiu reproduzir muito bem a cozinha tailandesa", conta.
Centrinho de Atlântida
Também na Avenida Central, essa praça é conhecida pelos diversos estabelecimentos que fazem crepes no palito, uma das tradições da comida de rua de Xangri-lá, cujas sugestões de Pedro são as versões salgada com presunto e queijo, e a doce feita com chocolate preto.
Ali comi também o melhor bauru da minha vida em uma barraquinha bem simples, onde faço o mesmo pedido há 10 anos"
No local, o bauru é feito com filé mignon, queijo, alface, tomate, cebola e pimentão na chapa.
Balada
A população recente de veranistas com casas em condomínios fechados acabou estimulando também a proliferação de festas fechadas ao longo da Praia de Atlântida.
A preferida do Pedro é o Maori, clube de praia que abriga uma arena com mega pista para shows de grande porte, na RS-389, conhecida também como Estrada do Mar.
Para mim, é o espaço mais bacana para baladas porque nunca gostei de lugares muito fechados. É o local com as melhores festas e com atrações diferenciadas, como o show que vi ali do DJ Steve Aoki"
O cozinheiro recomenda também o entretenimento do Ramblas by Roubadinhas, onde "a vida noturna é muito forte" porque fica em um lugar ao ar livre, mas com serviço de segurança e realização de quatro festas.
"É o local que tem as festas mais interessantes da Atlântida", completa.
Cachoeiras
Para escapadas da vida urbana de Xangri-lá, Pedro recomenda Maquiné, município a 30 quilômetros de Praia de Atlântida com cerca de 10 cachoeiras.
Sua preferida, cenário inclusive de um dos próximos episódios do Cozinha Por Aí, é a Cascata do Garapiá, uma queda d'água em uma área privada, no distrito de Barra do Ouro.
A água é super clara e a queda é rodeada por pedras. É lindo"
Após uma caminhada curta de cerca de 15 minutos, o visitante chega a essa cachoeira de 12 metros de altura que cai sobre um poção de até três metros de profundidade.
Maquiné é conhecido também pela Cascata da Forqueta, queda d'água com 70 metros de altura.
Cozinha por aí
Verão combina com viagem, praia, cachoeiras e natureza. E também pede receitas práticas e saborosas para dividir com a família e amigos. A série Cozinha por aí reúne todos esses atributos. Assista toda semana um novo episódio no YouTube de Nossa (e se inscreva já no canal para receber os lembretes dos novos vídeos).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.