Stewart vestiu a versão mais poderosa de Diana: 'Uma princesa enfurecida'
Kristen Stewart garantiu a indicação ao Oscar de melhor atriz, no anúncio feito pela Academia na manhã de ontem, pela sua atuação como a princesa Diana no filme "Spencer". A produção dirigida por Pablo Larraín cria uma narrativa imaginária, com base na história verídica, sobre como teria sido a última noite natal de Lady Di junto à família real, quando seu casamento com o príncipe Charles já caminhava para o fim.
Assim como nas mais recentes temporadas da série "The Crown", a moda exerceu um papel fundamental para que Stewart se transformasse na princesa, considerada um dos maiores ícones de moda no mundo. Sendo os figurinos do filme, em grande maioria, uma cortesia da grife Chanel, que teve looks vintage resgatados para as gravações.
Em declaração para Nossa, Kristen Stewart conta ter se apaixonado tanto pelos figurinos que alguns deles voltaram para casa com ela no final da produção. Mas um deles em especial despontou como seu favorito: o vestido de alta-costura da Chanel — grife que marcou uma fase turbulenta de Diana e acompanha Kristen nos red carpets.
"Para mim, essa era a imagem do filme, uma princesa enfurecida em um vestido de baile no jantar de Natal. Diana provavelmente nem usou um vestido de baile para essa ocasião, mas era tão importante mostrar essa mulher quebrada começando a gritar e a correr pelo palácio", descreve a atriz.
Eu amei aquele vestido e amo ainda mais como nós o destruímos lentamente andando pela Park House com os ratos e a poeira. Ela tem seu momento mais catártico e libertador nesse vestido."
Kristen Stewart
A mente por trás dos looks de Kristen Stewart como Diana é a vencedora do Oscar Jacqueline Durran. Como conta a figurinista, a moda de Diana era apenas uma parte do apelo que o diretor Pablo Larraín queria abordar no filme.
"As roupas de Diana eram tão interessantes e correm paralelas à história dela, mas não explicam sua trajetória de fato", explica Jacqueline Durran. "É extraordinário a expansão de sua base de fãs e como ela continuou por 25 anos desde sua morte, sem sinais de desaceleração."
A figurinista detalha ainda uma dificuldade interessante durante a sua pesquisa inicial sobre a princesa: muitas imagens de referência.
Nunca conheci alguém tão fotografado quanto Diana, poderia ter continuado para sempre em minha pesquisa e não ter repetido uma única imagem de referência"
Para o primeiro encontro de Jacqueline com o diretor Larraín, a figurinista criou um moodboard de fotos que abrangiam a moda de Diana ao longo dos anos.
"O moodboard era um arco-íris de roupas. Ela estava usando quase todas as cores, havia muito poucas que ela evitava, e muitas vezes eram cores muito brilhantes", continua Durran. "Dizem que as mulheres da família real se sentem obrigadas a ser vistas pelo público, então usam cores vivas, o que pode ter sido sua intenção. Ela [Diana] realmente acertou nisso, caso fosse a sua intenção; elevando essas cores a outro nível."
Diana sempre foi uma versão mais brilhante do que o ambiente. Se as paredes fossem vermelho escuro, ela estaria em vermelho brilhante. Se a família real vestissem verde, ela usaria um verde floresta. Ela está sempre um passo mais brilhante e fazendo sua própria declaração."
A figurinista Jacqueline Durran
A união entre direção e figurino
Desde o primeiro encontro entre a figurinista Jacqueline Durran e o diretor Pablo Larraín, uma foto se destacou para ambos: a imagem de Diana deixando seus filhos na escola com uma gola polo vermelha e uma saia xadrez preta e branca.
"Tornou-se nosso ponto de partida para tudo, era um visual tão forte para uma mulher moderna", lembra Durran, que concretizou o look para Kristen Stewart em "Spencer".
O vermelho então se tornou uma cor recorrente ao longo do filme, tanto na roupa de gola polo vermelha quanto no casaco vermelho que Diana usa na Igreja no dia de Natal, dois dos figurinos favoritos de Larraín no filme.
"Eu não posso elogiar Kristen Stweart o suficiente", conta Pablo Larraín. "Ela foi uma colaboradora e atriz fantástica para trabalhar. A maneira como ela se aproximou de Diana e como ela respondeu às roupas foi incrível. Ela poderia fazer os figurinos significarem algo através das mudanças mais sutis."
Para o diretor, as provas de figurino se tornaram uma de suas lembranças favoritas da produção e onde a personagem de Diana realmente ganhou vida.
"Foi um dos processos mais incríveis com Kristen e Jacqueline", relembra. "Eu estava tão nervoso antes porque Diana era um ícone da moda, tudo o que ela usava é um momento da história da moda."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.