O passaporte mais 'fofo' do mundo? Bélgica lança modelo com Smurfs e Tintim
O design dos passaportes da Bélgica mudou nesta segunda-feira (7), em um esforço para combater as falsificações. E agora nas páginas do documento é possível ver personagens queridos dos quadrinhos, entre eles o repórter Tintim, os Smurfs, Lucky Luke e Blake e Mortimer.
A emissão do novo passaporte, que foi anunciada em 27 de janeiro pela pela vice-primeira-ministra e também ministra das Relações Exteriores, Sophie Wilmès, não terá custo adicional para os cidadãos belgas: a expedição, que leva cinco dias úteis, sairá por 65 euros (R$ 391) para adultos e 35 euros (R$ 210,55) para menores.
Há custos adicionais para emissões de urgências, que podem ser feitas em até 4h30.
Colocar em circulação este novo passaporte é também uma oportunidade para evidenciarmos a Nona Arte, as histórias em quadrinhos, que são um elemento central da nossa cultura e da nossa influência no exterior." celebrou Sophie.
Ela também agradeceu à parceria dos estúdios de criação por trás dos personagens representados: Bonte Magazine, IMPS/LAFIG, Mediatoon, Moulinsart SA e Standaard Uitgeverij.
A ministra acredita que o novo design, mais trabalhado, dificultará a atuação de criminosos que tentem reproduzi-lo. Os documentos antigos, no entanto, continuarão válidos até a data de expiração.
Para comemorar o lançamento, uma exposição temporária a respeito da história do passaporte belga — reconhecido em 149 países, sendo que, em 110, ele dispensa o cidadão da Bélgica de visto — foi aberta em 28 de janeiro no Museu das Histórias em Quadrinhos em Bruxelas.
A mostra recebe o público até 6 de março de 2022.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.