Bolo em forma de seio com mamilo de cereja marca devoção a santa italiana
Um docinho de aparência particular toma conta de Catânia, cidade no leste da ilha de Sicília, todo começo de fevereiro. Com formato de peitos e mamilo de cereja, o bolo é tradição na festa de Santa Ágata, a padroeira da região, que também é conhecida como Águeda.
A comemoração acontece há mais de 100 anos entre os dias 3 e 5 e atrai uma multidão de devotos e curiosos. Além da guloseima, chamam a atenção do público os fogos de artifício, as ruas iluminadas e a procissão religiosa.
A lenda conta que Agata foi perseguida, torturada e teve seus seios cortados pelo consular romano Quinciano no século III. É por esse motivo que o afresco da santa mostra a jovem segurando peitos numa bandeja e que os bolinhos imitam essa parte do corpo.
De acordo com o Sicilian Post, no entanto, há uma outra versão da história que diz que o doce seria anterior à passagem e teria raízes nos cultos realizados em homenagem às deusas mitológicas gregas Ísis e Deméter.
Minne ou cassatelle de Sant'Agatha: como é a sobremesa
Chamado de minne ou cassatelle de Sant'Agatha, o doce é uma meia esfera com cobertura de glacê (açúcar) espessa e branca que leva uma cereja no topo. No interior, apresenta diferentes composições.
Pode combinar pão de ló embebido em licor de rosas a creme doce de ricota, laranja cristalizada e chocolate amargo ou marzipã (pasta de nuts, como pistache e amêndoa) a creme de confeiteiro.
A cassatelle é considerada uma prima em miniatura da cassata siciliana, bolo tradicional da região feito de pão de ló, ricota, pasta de amêndoas e frutas cristalizadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.