Cone trufado: cinco dicas para fazer o doce de sucesso e aumentar a renda
O cone trufado é um doce que caiu no gosto popular e tem marcado presença em diversas festas temáticas, já que pode ser decorado tanto com o tradicional chocolate derretido, quanto com pasta americana para esculpir os mais diversos personagens infantis, fazendo a alegria da garotada.
E por sua versatilidade, o cone pode ser uma boa fonte de renda para quem quer complementar ou ganhar um dinheiro extra no final do mês. O retorno, segundo os especialistas, é de quase 100%.
1. Qual casquinha escolher
Para um cone trufado perfeito é indispensável que a casquinha seja de boa qualidade. O mais indicado é optar pela casquinha de biscoito doce — que é mais saborosa e resistente.
2. Chocolate e blindagem
Não tem como evitar, falou de blindagem sempre surge a pergunta: qual chocolate usar?
No caso do cone trufado, a cobertura fracionada é a mais recomenda por aguentar altas temperaturas sem derreter e ser de fácil manuseio, ao contrário do chocolate nobre.
A blindagem do cone é outro ponto fundamental, pois tem como objetivo garantir que o recheio não entre em contato com a casquinha, que por ter textura úmida e cremosa pode fazer com que murche e diminua a durabilidade do produto. Além disso, o ar pode prejudicar a crocância da casca.
Por isso o ideal é que a blindagem seja feita com o chocolate derretido em estado fluido. Comece impermeabilizando a parte interna do cone e depois, se quiser, banhe também a parte externa. Neste caso, use uma grande de apoio para que o chocolate escorra e não acumule. Mas fique atento: o chocolate deve preencher todo o interior da casquinha
3. Recheios mais que cremosos
O cone trufado une crocância e cremosidade. No entanto, isso só é possível se o recheio estiver no ponto correto, isto é, de textura grossa e macia, chamado de ponto fita — o que facilita na hora de rechear.
Para um resultado perfeito preencha toda a casquinha para não ter o risco de criar a bolor. A dica é: utilizar saquinhos de confeiteiro.
4. Frutas: usar ou não?
Utilizar frutas in natura é um desafio em qualquer recheio, e com o cone não é diferente. Como a maioria costuma soltar muita água, caso você não faça questão, substitua por geleias e pastas saborizadas. Esses recheios caem melhor com o cone.
Ainda assim, se preferir frutas frescas, tenha em mente que a validade do produto diminui, como caso do morango, que é de no máximo 24 horas. A pergunta é: vale a pena investir em um produto com durabilidade tão curta?
5. Use a criatividade
O cone trufado costuma se vender sozinho. Ou seja, quanto mais bonito e apetitoso ele estiver, mais fácil de vender.
Portanto, a criatividade na decoração pode determinar a escolha final do cliente: a de comprar ou não. Portanto, não economize na decoração. Além de cobrir a casquinha com chocolate na parte superior, abuse de granulados, amendoins e coco. Também dá para combinar o recheio com a decoração.
Para ajudar a encher os olhos dos clientes escolha com cuidado as embalagens que, além de manter a crocância, já que o doce não pode ficar exposto por muito ao ambiente, elas agregam valor ao produto.
Fonte: Bia Fiaux, nutricionista e Patisserie; Leticia Chocolet's, especialista em técnicas com chocolate
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.